Quarta, 4 de dezembro de 2008

Buda e Mara

Nessa semana sugerimos que você leia (clique aqui) uma história escrita por Thich Nhat Hanh sobre Buda e Mara.

O oposto de Buda é Mara. Se Buda é iluminação, então tem que haver algo que não é iluminação. Mara é a ausência de iluminação. Se o Buda é entendimento, então Mara é desentendimento, e se o Buda é bondade amorosa, então Mara é ódio ou raiva e assim por diante. Se não entendermos Mara, não podemos entender o Buda.

Com uma visão não dual, Thay quebra nossa maneira habitual de ver o que é o mal. Aproveite!

Leia o texto, e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Minha experiência em Plum Village

Plum Village é um lugar especial e acho que cada um encontra a sua Plum Village na França. Ao chegarmos lá, temos questões e dificuldades que nem sabemos e várias se revelam naquele ambiente transformador. A paisagem é especial nessa época do ano. As folhas de várias cores e tonalidades dão um colorido especial. Os vinhedos recém colhidos estão pelados, mas mesmo assim lindos. Tudo bastante inspirador.

As pessoas são outro fator importante. Todos que estão lá têm um compromisso com a prática e uma aspiração comum. Buscam a transformação do sofrimento através das práticas oferecidas pelos monásticos e pelos ensinamentos do Thay. Eles são um refúgio. A prática deles ajudou minha prática nos momentos difíceis e creio que eu ajudei a vários. Em Plum Village o ambiente é calmo e frequentemente somos convidados através do sino ou do relógio do refeitório a parar tudo e apenas respirar. Nada é mais importante naquele momento. Apenas respirar.(...)

Para ler o texto completo clique aqui.

Para ver minha galeria de fotos clique aqui.

Revista The Mindfulness Bell

Saiu o novo exemplar da revista The Mindfulness Bell, a revista de Plum Village e da Sangha do Thay.

Nesse exemplar há um artigo do Thay contando a história do Budismo engajado, vários artigos de monásticos da Sangha, artigos de leigos como nós dividindo sua prática e suas dificuldades. A revista é realmente um sino de plena consciência nos colocando em contato com Plum Village e todos os praticantes ao redor do mundo.

Se você lê em inglês recomendo que você assine a revista. Além de ter uma excelente leitura, você estará ajudando a manutenção da Sangha do Thay e seus monastérios. Para obter mais informações sobre assinaturas e sobre a revista clique aqui.

Do retiro em Plum Village

- Nossa liberdade é limitada devido às nossas energias de hábito. Temos liberdade limitada, mas quanto mais treinamos, mais esses limites aumentam. Ninguém pode te dar liberdade, você a conquista.

- Em situações difíceis devemos voltar para nossa respiração, acalmar a mente e encontrar a melhor solução. "Eu tenho que ser feliz agora". Não podemos adiar nossa felicidade. A felicidade está disponível aqui e agora.

- Abandone algumas de suas responsabilidades para conseguir diminur seu stress. Reorganizar sua vida para ter total controle de seu corpo e mente, saber o que acontece com eles e o que acontece ao seu redor.

- A felicidade não vem de um ser divino que a dá a você, mas vem através de seu treinamento e prática. A sua felicidade depende exclusivamente de você.

- Thich Nhat Hanh (retiro de Inverno Plum Village 2008)