Terça, 23 de dezembro de 2008

A Mais Elevada Forma de Prece

Nesta véspera de Natal, sugerimos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh busca em Jesus sua inspiração.

Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame seu próximo e odeie seu inimigo.' Eu, porém, lhes digo: amem seus inimigos, abençoem aqueles que os amaldiçoam, façam o bem àqueles que os odeiam e orem por aqueles que rancorosamente os usam e os perseguem. Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu: porque ele faz o sol nascer sobre os maus e os bons, e a chuva cair sobre os justos e os injustos." Muitas pessoas rezam a Deus porque querem que Ele satisfaça algumas de suas necessidades. Se elas querem fazer um piquenique, pedem a Deus que lhes dê um dia claro e ensolarado. Ao mesmo tempo, os agricultores poderão estar rezando para pedir chuva. Se o tempo ficar bom, as pessoas que querem fazer o piquenique dirão: "Deus está do nosso lado; Ele atendeu às nossas preces." Mas, se chove, os fazendeiros dirão que Deus ouviu as preces deles. É dessa maneira que costumamos rezar.

Quando você reza apenas pelo seu piquenique, e não pelos fazendeiros que precisam de chuva, está fazendo o oposto do que Jesus ensinou. Jesus disse: "Amem seus inimigos, abençoem aqueles que os amaldiçoam." Jesus chamou essa atitude de "amar seu inimigo". Quando você é capaz de amar seu inimigo, ele deixa de ser seu inimigo. A idéia de "inimigo" desaparece e é substituída pela noção de alguém que está sofrendo e precisa de compaixão.

Leia o texto, e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

(Foto de Bruno Jordão)

Feliz Natal e um 2009 onde sejamos Paz

Nessa época em que se comemora o Natal, desejamos que você possa nascer de novo. Que possa ver os mundos com os olhos de uma criança, descobrindo tudo, olhando como se fosse a primeira vez. Que você possa olhar para as mesmas pessoas e situações sem preconceitos, buscando a mente iniciante, buscando o frescor que há em cada coisa. A mensagem de Natal está cheia do Dharma basta ter olhos para olhar.

Desejamos que em 2009 você possa se transformar e assim transformar tudo ao seu redor. Pratique, acredite e como disse Gandhi: Seja a transformação que quer ver no mundo.

Convicções

É preciso que aquele que pensa não se esforce em persuadir os outros a aceitar sua verdade...Esse é o lamentável caminho do "homem de convicções"; os homens políticos gostam de se qualificar assim. Mas o que é uma convicção? É um pensamento que parou, que se imobilizou, e o "homem de convicções" é um homem tacanho; o pensamento experimental não deseja persuadir, mas inspirar; inspirar um outro pensamento, por em movimento o pensar.

- Autor desconhecido (extraído do livro "Ostra feliz não faz pérola' de Rubem Alves)
Foto: Leo Dobbin

Cuidar

Amor é a capacidade de cuidar, proteger, nutrir. Se você não é capaz de gerar este tipo de energia para si mesmo, se você não é capaz de cuidar de si mesmo, de se nutrir, de se proteger, é muito difícil cuidar de outra pessoa.

- Thich Nhat Hanh