Quarta, 28 de janeiro de 2009

A Paz está na Esquina

O conflito entre palestinos e israelenses é o tema de nossa semana. Se você olhar em profundidade poderá ver que também vivemos essas guerras em nossa realidade. É o asfalto contra o morro. A polícia contra os traficantes. Olhando mais em profundidade poderemos ver que a guerra pode ser filho contra pai, marido contra mulher, nós contra alguém na rua que nos aborrece. São todos conflitos humanos. Como resolvê-los?

Sugerimos essa semana (clique aqui) dois artigos traduzidos da revista Mindfulness Bell. O primeiro é um relato de uma israelense e a forma como a escuta atenciosa e a fala amorosa resolveram um mini-conflito árabe-israelense. O segundo é a resposta de Thay a pergunta de um soldado israelense sobre quando a força deve ser usada.

Leia o texto, e divida seus comentários em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro em Porto Alegre

A Comunidade Soto Zen Budista Águas da Compaixão dá continuidade ao Ciclo de Estudos Budistas no Sangaku Sesshin – Retiro dos Três Treinamentos de Zen – no período de 20 a 25 de fevereiro de 2009, em Porto Alegre. Idealizada pela Monja Isshin Havens, da tradição Soto Zen japonesa, e com a participação especial do professor Joaquim Shaku Shoshin Monteiro, monge da tradição Terra Pura do Japão, a proposta da atividade é manter uma tradição de encontros para estudo, meditação e prática.

Este será o segundo de um ciclo de quatro Sesshins (retiros) com o tema Introdução à Psicologia Budista de acordo com a Escola Yogacara, que foi iniciado em 2008 e deverá continuar até 2011, sempre no período do feriado de Carnaval. O tópico central deste segundo Sangaku Sesshin será "Introdução às Funções da Consciência de Acordo com a Escola Yogacara".

Os quatro elementos do amor verdadeiro - Maitri

Essa semana vamos iniciar uma sequência de textos falando dos quatro elementos do amor verdadeiro. Cada semana vamos publicar um texto do Thay falando de um deles. Usamos estes quatro elementos para aumentar a qualidade de nosso amor. Devemos olhar na natureza do nosso amor para ver se esses quatro elementos estão presentes.

O primeiro elemento do amor verdadeiro é maitri. Maitri pode ser traduzido como bondade amorosa. A palavra maitri tem raízes na palavra mitra, que significa amigo. O objeto de seu amor é um amigo. Quando é você mesmo, você é seu próprio amigo. Amigos sempre se beneficiam da presença uns dos outros. Maitri é a capacidade de oferecer amor e alegria. É uma prática e não um sentimento. Quando você sabe como inspirar e acalmar seu corpo, traz paz e estabilidade ao seu corpo. Isto é amizade ou maitri. Quando você sorri seu sorriso amável, isto é maitri. O desejo de amar não é amar. Você pode ter muita boa vontade, mas sem entendimento ou habilidade, pode ferir a pessoa que ama. Sua mão não tem um olho nela ainda. É por isso que maitri, bondade amorosa, é a capacidade de levar alegria e felicidade para a pessoa que você ama. Você só pode fazer isto através do entendimento.

Olhe dentro de seu amor para ver se você é capaz de entender seu amado e levar alegria a cada dia. Perguntar é importante: "Querido, eu te entendo o suficiente? Por favor, me ajude a entender sua dor, lamentos e sofrimentos." Este tipo de pergunta deveria ser feito regularmente. Você estará falando a linguagem do amor e entendimento.

- Thich Nhat Hanh

(Continua na próxima semana)

A importância de praticar

Pessoas que se refugiam na teoria e pensam que estão sendo filósofos e que se tornarão bons dessa maneira, comportam-se, de alguma forma, como pacientes que ouvem atentamente seus médicos, mas não fazem nada do que são aconselhados. Assim como os primeiros não terão seu corpo curado através de tal tratamento, os últimos não conseguirão o bem de sua alma através de tal filosofia.

- Aristóteles (filósofo grego)