Quarta, 21 de janeiro de 2009

A Primeira Ceia - Gratidão

Você sente gratidão pelas coisas que tem? E pelo que recebeu? É grato a seus pais pelo amor que recebeu? Thich Nhat Hanh, no texto sugerido (clique aqui), diz que se sente extremamente grato por tudo. Todas as vezes em que toca a comida, sempre que vê uma flor, quando respira ar puro.

Thay diz que "Sempre que fazemos uma refeição, praticamos a gratidão. Somos gratos por estarmos juntos numa comunidade. Somos gratos por termos alimentos para comer, e realmente apreciamos a comida e a presença uns dos outros. Sentimo-nos gratos durante toda a refeição e todo o dia, e expressamos esse sentimento ficando completamente conscientes da comida e vivendo profundamente cada momento. É assim que tento manifestar minha gratidão a toda a vida. "

Leia o texto, e divida seus comentários em nosso blog. Basta clicar aqui.

(Foto:Leonardo Dobbin)

Matéria sobre Thay na Revista Vida Simples

Em agosto do ano passado, Vitor Caruso, que é professor de meditação, e outros cinco brasileiros se juntaram a mais 700 pessoas de todo o mundo para seguir os passos de Thich Nhat Hanh durante uma semana, em um retiro ao norte da Inglaterra. Depois do retiro Vitor escreveu um artigo para a revista Vida Simples.

Para ler a matéria clique aqui.

Uma alma mudou

Querido Thay,

Sou uma jovem palestina, que fez parte do grupo Israelense-Palestino em Plum Village na semana passada. Eu morei no paraíso por uma semana. Eu senti que Plum Village era o paraíso por 2 razões: o lugar e a atmosfera e o fato que nossos inimigos eram nossos amigos. Todas as pessoas em torno eram nossa família. Eu podia ver o calor do amor radiando de cada alma e penetrando em meu coração obscuro. A escuridão que tenho vivido desde minha infância que foi causada pelos "nossos primos", os primos que levaram embora minha infância, e agora objetivam minha juventude. No seu paraíso, minha voz foi ouvida mesmo durante o nobre silêncio. Meu coração foi tocado e a escuridão foi substituída pela luz.

Estou de volta em casa agora. Eu estou pronta a aceitar meus inimigos como minha família. Eu tentarei sincronizar minha respiração com a respiração deles. Deixarei minha voz livre e eu ouvirei duas vezes antes de falar.

Obrigado por nos acolher no seu paraíso, e nos expor aos ensinamentos do Buda.

Uma alma palestina foi mudada. Eu olho em direção à luz agora.

Sinceramente,

Um paricipante de Jerusalém, Palestina

Brisa ou vento gelado?

Uma velhinha, que saíra para um passeio, comenta ao passar: "Hoje o vento está frio, não está?" e volta apressadamente para sua casa aquecida.

Qual casa não é visitada pelo brilho da lua e em
Qual morada não sopra a brisa pura? (Hekigan Roku)

A lua projeta sua luz sobre todas as casas e uma doce brisa envolve cada morada. Depende de nós se a recebemos como brisa ou vento gelado. O problema, no entanto, não é o vento em si, mas aquele que este encontra em seu caminho.

- Shundo Aoyama Roshi