Quarta, 18 de março de 2009

Praticando Plena Consciência

Selecionamos nessa semana um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh explica uma das práticas mais básicas do budismo, a plena consciência.

Thay ensina que não há paz ou felicidade sem plena consciência. Plena consciência é lembrar de voltar ao momento presente. Tudo que estamos procurando está aqui no momento presente. Se permitirmos a nós mesmos estar no momento presente, teremos a capacidade de tocar as coisas maravilhosas. Mas se não nos permitirmos, continuaremos a lutar. Plena consciência nos ajuda a viver de forma mais feliz e ver a beleza das coisas mais profundamente.

Leia e pratique e depois divida sua experiência sobre o texto (clique aqui) em nosso blog. Basta clicar aqui.

Caminhada Meditativa no Rio

Nesse domingo, dia 22 de março, a Sangha Viver Consciente estará organizando uma caminhada meditativa em um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico. O ponto de encontro será a entrada próxima ao lago das tartarugas às 9hs. Iniciaremos com exercícios de plena atenção e em seguida caminharemos pelo parque em uma demonstração de paz e não violência. Participe e caminhe conosco.

Monges de Plum Village no Brasil

As sanghas brasileiras receberam essa semana a boa notícia que virão no 2o. semestre dois monges de Plum Village para nos visitar. Eles chegarão provavelmente no dia 28 de agosto e passarão uma semana no Rio, uma em São Paulo e provavelmente uma em Porto Alegre. Nas cidades visitadas haverá palestras em locais públicos e retiros nos finais de semana. As sanghas estão trabalhando juntas para viabilizar essa vinda. Caso esteja interessado em ajudar com trabalho ou através de alguma doação financeira para viablizar o projeto entre em contato com sua sangha local.

Se você mora no Rio pode mandar e-mail para Leonardo Dobbin (clique aqui) e se mora em São Paulo para Denise Kato (clique aqui). Caso haja confirmação de Porto Alegre divulgaremos o contato breve.

Meditação pode tratar a hipertensão, diz estudo

Pesquisadores americanos descobriram que a prática de meditação pode ser uma opção no tratamento da hipertensão arterial. O trabalho foi realizado no estado americano de Iowa, em uma população de afro-americanos. O grupo foi escolhido devido a altos índices de ocorrência de hipertensão entre os negros, com as conseqüências habituais do problema como acidentes vasculares cerebrais, infartos e insuficiência renal.

Para chegar à conclusão de que a meditação pode ser eficiente, mais de cento e cinqüenta pacientes em tratamento de hipertensão foram divididos em grupos que, além da medicação, receberam: aulas de alongamento e exercícios, participaram de sessões de meditação ou somente receberam orientação educativa sobre a doença. Os participantes foram acompanhados por um ano, com medições periódicas dos níveis de pressão arterial.

O grupo da meditação foi o que conseguiu melhores resultados, que perduraram por todo o ano de acompanhamento. Além de baixarem os níveis de pressão, a meditação foi capaz de fazer com que aqueles que a praticavam precisassem de menos medicamento para obter sucesso no tratamento. As mulheres apresentaram resultados ligeiramente superiores aos homens, porém foram também mais aplicadas nas aulas de meditação. Apesar de o trabalho ter sido realizado em um grupo populacional específico, os especialistas acreditam que os resultados podem ser reproduzidos em qualquer grupo de pacientes.

-Luis Fernando Correia (Especial para o G1)
Foto: Leonardo Dobbin


Lunetas e Estrelas

Havia um homem apaixonado por estrelas. Para ver melhor as estrelas ele inventou a luneta. Aí formou-se uma escola para estudar a sua luneta. Desmontaram a luneta. Analisaram a luneta por dentro e por fora. Observaram os seus encaixes. Mediram as suas lentes. Estudaram a sua física ótica. Sobre a luneta de ver as estrelas escreveram muitas teses de doutoramento. E muitos congessos aconteceram para analisar a luneta. Tão fascinados ficaram pela luneta que nunca olharam para as estrelas.

- Rubem Alves (Do livro "Ostra feliz não faz pérola")