Quarta, 11 de março de 2009

Budismo e Ciência

Essa semana sugerimos o texto (clique aqui) retirado de uma palestra do Thay em um retiro para cientistas em 2005, onde Thich Nhat Hanh diz que os ensinamentos do Buda são verdadeiramente científicos. O budismo não pode ser descrito como ciência, mas tem o espírito científico.

O Buda disse: "Não se apresse em acreditar em nada, mesmo se estiver escrito nas escrituras sagradas. Não se apresse em acreditar em nada só porque um professor famoso disse. Não acredite em nada apenas porque a maioria concordou que é a verdade. Você deveria testar qualquer coisa que as pessoas dizem através de sua própria experiência antes de aceitar ou rejeitar algo."

Pratique esse espírito de desapego a idéias, liberdade de pensamento e abertura a outros pontos de vista! Leia o texto (clique aqui).

Reflita sobre o texto, e comente em nosso blog. Basta clicar aqui.

Vídeo do Thay na Sangha Viver Consicente

Nessa terça-feira, dia 17 de março, a Sangha Viver Consciente assistirá ao vídeo "Paz a Cada Passo" de Thich Nhat Hanh. O vídeo, legendado por Samuel Cavalcante, é um documentário sobre o Thay e seu relacionamento com os veteranos do Vietnã. Mostra que a guerra começa em nossa mente e para evitar futuras guerras temos que iniciar praticando para acabar com a guerra que existe dentro de nós.

A Sangha inicialmente meditará por 20 minutos, depois assistiremos ao vídeo e, por fim, compartilharemos nossas visões e experiências sobre o vídeo assistido. A reunião começa as 19:30hs e você é nosso convidado.

Se você não mora no Rio ou não pode ir a Sangha, assista o vídeo na internet. Basta clicar aqui.

Instituto budista de Thich Nhat Hanh abre na Alemanha

O Instituto Europeu de Budismo Aplicado (EIAB) abriu em setembro de 2008 em Waldbrol, Alemanha. A primeira visita de Thay ao EIAB depois de ter sido adquirido pela comunidade de Plum Village aconteceu na segunda semana de setembro de 2008. Os monges e monjas que acompanharam Thay na visita não puderam contar com calor ou água quente porque o prédio estava desabitado há 2 anos e havia uma grande necessidade de limpar o local. O prefeito de Waldbrol gentilmente ofereceu os serviços da cidade para limpar o local antes da conferência de imprensa presidida por Thay.

O prédio foi construído em 1897, por um filantropo local para tratamento de doentes mentais de famílias que não podiam pagar pelo tratamento. Em 1938 os nazistas removeram 700 pessoas da cidade para local incerto, inclusive alguns pacientes do hospital. Muitos foram mortos por injeção ou esterelizados pelos nazistas. O hospital se tornou um dos centros recreacionais de Hitler. Desde o fim do nazismo o prédio voltou a ser um hospital e depois uma academia militar da OTAN. O passado deste prédio é de filantropia e compaixão bem como de ignorância e sofrimento.

O prédio foi chamado de Casa da Transformação. Durante o retiro de inverno, as portas estavam abertas para os habitantes locais para que se juntassem aos monásticos nas meditações sentadas e caminhando, bem como em 2 dias de plena consciência a cada semana. Os habitantes locais expressaram sua apreciação pela paz e alegria que sentem quando estão com os monásticos.

- Da revista Minsfulness Bell n. 50

Cuidado com o conhecimento apenas intelectual!

A busca da verdade quando se torna mais e mais mental e divorciada de sentimentos mais altos e mais profundos tais como compaixão e o sentimento de unidade, leva a sentimentos de isolamento e é acompanhado de ansiedade. Então a pessoa passa a querer controlar os outros e conquistar a natureza. Muito de nossa situação problemática surge exatamente dessa dedicação à verdade de forma exclusivamente mental.

- Ravi Ravindra (Prof. emérito da Universidade Dalhousie do Canadá)