Quarta, 4 de março de 2009

Começando Novamente

No texto sugerido desta semana (clique aqui) Thay nos fala sobre a importância da prática do Começar de Novo. Ele diz que deveríamos saber nascer, saber começar novamente, como um novo ser a cada momento de nossas vidas. Nós não devemos ficar presos na prisão da culpa apenas porque cometemos enganos em nossas vidas. Sem cometer enganos não há nenhum modo de aprendermos formas de ser uma pessoa melhor. Eis porque os erros têm um papel em nosso treinamento, em nossa aprendizagem.

Thay também diz que nossa boa vontade não é suficiente para a prática. Temos que ser hábeis em nossa prática. Caminhando, comendo, respirando, falando, trabalhando, deveríamos aprender a arte de viver atentos, porque se formos bons artistas, poderemos criar muita felicidade e alegria ao nosso redor e dentro de nós; mas se possuirmos apenas boa vontade, não será suficiente porque com boa vontade podemos causar muito sofrimento.

Reflita sobre o texto, e comente em nosso blog. Basta clicar aqui.

Vídeo do 2o. Treinamento

O Samuel Cavalcante de Fortaleza fez para você com muita dedicação mais um vídeo. Dessa vez podemos assistir ao 2o. Treinamento de Plena Consciência em belas imagens e trilha sonora. Aproveite clicando aqui. Conheça também o blog dele clicando em http://interserblog.blogspot.com

Se você ainda não viu, conheça também o vídeo do Samuel para o 1o. Treinamento. Basta clicar aqui.

ONG organiza meditação coletiva no Rio

RIO - Aconteceu na Lagoa domingo passado o encontro de meditação que marcou o início do Respira Brasil, um evento nacional que integra exercícios de respiração, aulas de ioga, meditação e atividades artísticas que vão ser realizadas ao longo de todo o mês de março em cinco capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza e Recife.

O evento é realizado pela Fundação Arte de Viver, uma organização sem fins lucrativos criada na Índia na década de 80 e que chegou ao Brasil em 2001. A meditação coletiva começou às 16h, no Parque do Cantagalo, na Lagoa, e depois o grupo seguiu caminhando até a praia de Ipanema.

Ao logo de todo o mês de março, a ONG oferece aulas de ioga, meditação ao ar livre, cursos de respiração para jovens e para adultos, encontros com músicas e mantras, meditação "happy hour" - que vão ocorrer em cinco pontos distintos da cidade do Rio: além das tendas ao ar livre na Lagoa e em Ipanema, também haverá atividades na praia da Barra (posto 2), na sede da Fundação Arte de Viver (em Botafogo) e no Clube Monte Líbano (Lagoa).

Confira a programação no Rio:

De 8 a 15 de março: Tendas na Lagoa (Parque do Cantagalo), praia de Ipanema (Posto 9, em frente à Vinícius de Moraes) e praia da Barra (Posto 2) oferecem aulas gratuitas.

9h e 16h30: Aula de Yoga (simultaneamente nas três tendas).

9h40 e 17h: Meditação Guiada (também nas três tendas).

O dia todo, de 9h às 18h, nas tendas: dança, mantras, recreação para crianças, tatuagens de henna, palestras sobre Auyrveda e respiração.

Para conhecer a programação em outras cidades entre no site Respira Brasil.

Interser

Tocando a terra, conecto-me a todas as pessoas e a todas as espécies que estão vivas neste momento, neste mundo comigo. Sou um com o maravilhoso padrão de vida que se irradia em todas as direções. Sinto a estreita conexão existente entre mim e os outros, sinto como todos nós compartilhamos felicidade e sofrimento. Sou um também com aqueles que nasceram deficientes ou que foram incapacitados em decorrência de guerras, acidentes ou doenças. Sou um com os que foram subjugados em uma situação de guerra e opressão. Sou um também com os que não encontram felicidade na vida familiar, que não têm raízes e nem paz de espírito, que têm sede de compreensão e amor, que estão a procura de algo bonito, sadio e verdadeiro a que possam abraçar e em que possam acreditar. Sou alguém prestes a morrer, que está com muito medo e não sabe o que vai acontecer. Sou ao mesmo tempo a criança que vive em um lugar onde existe miséria e doença, cujos braços e pernas se assemelham a gravetos e que não têm futuro. Sou o fabricante de bombas que são vendidas aos países pobres. Sou o sapo nadando no lago e sou também a cobra que precisa do corpo do sapo para alimentar seu próprio corpo. Sou a lagarta e a formiga que o pássaro está procurando para comer. E sou também o pássaro que está procurando a lagarta e a formiga. Sou a floresta que está sendo devastada. Sou os rios e o ar que estão sendo poluídos e sou a pessoa que derruba a floresta e polui os rios e o ar. Vejo a mim mesmo em todas as espécies e também vejo todas as espécies em mim.

- Texto do Segundo Toque a Terra - Thich Nhat Hanh