Quarta, 25 de março de 2009

Reconciliação

Você tem algum problema com seus pais? Guarda alguma mágoa pelo que eles fizeram ou não no passado? O texto (clique aqui) fala sobre reconciliação, em particular a reconciliação com nossos ancestrais.

Thay ensina que somos a continuação dos nossos pais; nós somos nossos pais. O único caminho é buscar reconciliação conosco mesmo e com os nossos pais internos. Não há outra maneira. Fomos vítimas de comportamentos negativos, sementes negativas, mas através da prática profunda, percebemos que a outra pessoa, nossos pais, podem também ser vítimas da transmissão dessa semente. Quando você vê seus pais como vítimas da transmissão, sua raiva desaparece.

Quando olhamos para todos os seres com esses olhos paramos de culpar e julgar. Passamos a querer ajudar a transformar. Leia, reconcilie e depois divida sua experiência sobre o texto (clique aqui) em nosso blog. Basta clicar aqui.

Caça e Caçadores

Plum Village encontra-se numa região rural, cercada por vinhedos e plantações de girassóis, e muitos bosques. Em alguns destes bosques é permitida a caça, e às vezes, de Plum Village ouve-se os tiros dos caçadores. Ou então, durante a meditação caminhando nestes bosques, deparamo-nos com as armadilhas e as torres de observação utilizadas pelos caçadores. Dentro da tradição de Budismo Engajado nasce esta iniciativa de Plum Village, através do monge Pháp An, de oferecer uma alternativa pacífica à caça esportiva, olhando em profundidade todo o contexto de interser que dá origem a essa atividade.

Esta carta foi traduzida para diversos idiomas e tem sido compartilhada com Sanghas ao redor do mundo, que depois fornecem feedback a Plum Village. O Marcelo Abreu da Sangha Plena Consciência (SP) que passou recentemente 6 meses em Plum Village traduziu e se comprometeu com o Pháp An de compartilhar a iniciativa dele com a Sangha brasileira. Nos unimos à iniciativa de Plum Village e do Marcelo e divulgamos a carta.

Para ler a carta clique aqui.

Novo Blog da Sangha de São Paulo

A Sangha Plena Consciência (SP) criou um novo canal de comunicação com os membros e simpatizantes da sangha e com todos os interessados nos maravilhosos ensinamentos do nosso querido mestre. Um novo blog está no ar no endereço http://www.sanghaplenaconscienciasp.blogspot.com/. Não deixe de conferir os post frequentes e se você mora em São Paulo entre em contato com a Sangha para praticar em grupo.

Sem Complexos

O método oferecido pelo Buda serve para remover o sofrimento e cultivar o bem estar. Bem estar pode ser descrito como saúde mental. Quando temos baixa auto-estima, a saúde mental não está presente. Psicoterapeutas tentam ajudar pessoas a cultivar o oposto da baixa auto-estima. Mas o que podemos dizer da alta auto-estima? Alta auto-estima é também uma forma de doença mental. Você perdeu contato com a realidade e imagina coisas sobre si mesmo.

Seres humanos olham superiormente para outros seres vivos. Pensamos que os animais são criados para nos alimentar e que podemos fazer o que quisermos com animais, vegetais e minerais. Não somos saudáveis nesse aspecto. Há um outro tipo de estima, não um complexo de inferioridade ou de superioridade, mas a idéia que somos completamente iguais. Nos ensinamentos do Buda isto também é uma doença, porque é baseada na noção de eu, ego. "Eu sou igual a ele. Eu não sou pior que ele." Soa bom, sem baixa auto-estima ou alta auto-estima, mas é um aviso que você está ainda preso a noção de eu.

Nos ensinamentos do Buda, considerar você mesmo superior a outra pessoa, inferior a outra pessoa, ou igual a outra pessoa são percepções erradas. A correta noção de equanimidade é chamada a sabedoria de samata. De acordo com essa sabedoria, você divide a mesma base com outros seres vivos. Se uma pessoa tem a semente da budeidade, você também tem. Se uma pessoa tem a capacidade de se tornar completamente iluminado, você também tem essa capacidade. Se uma pessoa tem a capacidade de amar e ser feliz, você também, porque vocês dividem a mesma base do ser.

- Thich Nhat Hanh (Do livro "The Path of Emancipation")

Egoísmo Sábio

Cada um de nós é responsável por toda a humanidade. Chegou a hora de pensarmos nas outras pessoas como verdadeiros irmãos e irmãs e nos preocuparmos com o seu bem-estar. Mesmo que você não possa sacrificar-se inteiramente, não deverá esquecer-se das dificuldades dos outros. Temos de pensar mais sobre o futuro em benefício de toda a humanidade. Se você tentar dominar os seus sentimentos egoístas e desenvolver mais bondade e compaixão, em última análise, você é quem irá sair beneficiado. É o que chamo de egoísmo sábio. Pessoas egoístas tolas só pensam em si mesmas, e o resultado é negativo. Egoístas sábios pensam nos outros, ajudam da melhor forma e também colhem os benefícios. Essa é minha simples religião. Não há necessidade de templos ou de filosofias complicadas. O nosso próprio cérebro, o nosso coração são nossos templos. A filosofia é a bondade.

- Dalai Lama