Quarta, 6 de maio de 2009

Conhecendo a Melhor Maneira de Viver Sozinho

Neste Vesak, sugerimos a leitura de um texto (clique aqui) extraído de um livro do Thay sobre a vida do Buda.

No texto podemos ler o sutra do Buda sobre a melhor maneira de viver sozinho. Ele diz que a melhor maneira é habitar na plena consciência. Estar consciente do que está acontecendo no momento presente, o que está acontecendo no seu corpo, sentimentos, mente e objetos da mente. Saber como olhar em profundidade para as coisas no momento presente. Não perseguir o passado nem se perder no futuro, porque o passado não mais existe e o futuro ainda não chegou. A vida só pode acontecer no momento presente. Se perdermos o momento presente, perderemos a vida.

Leia (clique aqui) e depois divida seu insight conosco. Basta clicar aqui.

Retiro em São Paulo: 40% das vagas já ocupadas

Em setembro de 2009 receberemos a visita de dois monges (Irmãos Thây Pháp Dung e Thây Pháp Uyen) de Plum Village, centro de prática na tradição do mestre zen budista Thich Nhat Hanh.

Em São Paulo, haverá palestras abertas ao público nos dias 9 e 10 à noite (4ª e 5ª feira, na FNAC - PINHEIROS) e o retiro acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Spa Ch’an Tao, Jundiaí (http://www.spachantao.com.br/). O ritmo de inscrições está grande e já se esgotaram 40% das vagas.

Para se inscrever, faça o download da ficha de inscrição (clique aqui), preencha e envie para o email: sangaplenaconsciencia@gmail.com.
Sua inscrição será efetuada após confirmação (enviada por email pela Sangha Plena Consciência) da disponibilidade da opção escolhida e pagamento da primeira parcela (para mais informações, abra a ficha de inscrição). As vagas são limitadas.

Carta do chefe índio

"O Presidente, em Washington, informa que deseja comprar nossa terra, mas como é possível comprar ou vender o céu, ou a terra? A idéia nos é estranha. Se não possuímos o frescor do ar e a vivacidade da água, como vocês poderão comprá-los?

Cada parte desta terra é sagrada para meu povo. Cada arbusto brilhante do pinheiro, cada porção de praia, cada bruma na floresta escura, cada campina, cada inseto que zune. Todos são sagrados na memória e na experiência do meu povo.

Conhecemos a seiva que circula nas árvores, como conhecemos o sangue que circula em nossas veias. Somos parte da terra, e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs. O urso, o gamo e a grande águia são nossos irmãos. O topo das montanhas, o húmus das campinas, o calor do corpo do pônei, e o homem, pertencem todos à mesma família.

A água brilhante que se move nos rios e riachos não é apenas água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se lhes vendermos nossa terra, vocês deverão lembrar-se de que ela é sagrada. Cada reflexo espectral nas claras águas dos lagos fala de eventos e memórias na vida do meu povo. O murmúrio da água é a voz do pai do meu pai.

Os rios são nossos irmãos. Eles saciam nossa sede, conduzem nossas canoas e alimentam nossos filhos. Assim, é preciso dedicar aos rios a mesma bondade que se dedicaria a um irmão.

Se lhes vendermos nossa terra, lembrem-se de que o ar é precioso para nós, o ar partilha seu espírito com toda a vida que ampara. O vento, que deu ao nosso avô seu primeiro alento, também recebe seu último suspiro. O vento também dá às nossas crianças o espírito da vida. Assim, se lhes vendermos nossa terra, vocês deverão mantê-la à parte e sagrada, como um lugar onde o homem possa ir apreciar o vento, adocicado pelas flores da campina.

Ensinarão vocês às suas crianças o que ensinamos às nossas? Que a terra é nossa mãe? O que acontece à terra acontece a todos os filhos da terra.

O que sabemos é isto: a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas, assim como o sangue nos une a todos. O homem não teceu a rede da vida, ê apenas um dos fios dela. O que quer que ele faça à rede, fará a si mesmo. “

- Carta do Chefe Índio Seattle ao Presidente dos EUA que queria comprar as terras dos índios em 1852 para colocar imigrantes

Espelho

Se somos uma pessoa livre, não somos condicionados pelas coisas ao nosso redor. Simplesmente sorrimos para elas e trilhamos o nosso caminho. Aquilo que nos cerca é como um espelho. Se nós sorrimos, o espelho sorri. Se choramos, o espelho chora. Se estamos mal então a situação se torna ruim também. Mas mesmo numa situação ruim, se formos capazes de sorrir, então aquilo que nos cerca irá sorrir conosco. Portanto, aquilo que nos cerca está vindo da nossa mente.

-Thich Nhat Hanh
(Gostaria de dedicar essa citação ao meu amigo Marcelo do blog Paraserzen e da Sangha Plena Consciência)