Quarta, 22 de abril de 2009

Quem é o Buda?

Há alguns anos Thich Nhat Hanh escreveu um livro sobre budismo para crianças. Como Thay sempre nos chama de suas crianças espirituias, sugerimos que você leia essa semana duas histórias desse livro (clique aqui).

Na primeira Thay nos conta a história do garoto que queria saber quem era o Buda. Através de uma história simples Thay nos lembra que o Buda não é uma estátua, nem um Deus, mas está dentro de cada um de nós. Um Buda é uma pessoa que está consciente sobre o que está acontecendo dentro de si e a sua volta e tem muito entendimento e compaixão.

Na segunda história Thay conta a história de um filho que desperdiçou todas as riquezas de seu pai. Através da história, Thay nos mostra que somos ricos mas não nos damos conta. Temos tudo que precisamos para sermos felizes, mas desperdiçamos nossa vida lamentando.

Leia e veja em profundidade através da simplicidade do texto (clique aqui). Depois divida seu insight conosco. Basta clicar aqui.

Encontro no Nordeste

É com alegria que lhe informo que o primeiro encontro dos construtores de Sangas e praticantes nordestinos da linhagem do Mestre Thich Nhat Hanh foi confirmado. O tema será “Nossa oração é a nossa ação”. Acontecerá entre 15 e 17 de maio na Serra do Xammaiar, Chã Grande, a 70 km de Recife, PE.

Se você quiser participar entre em contato com Maria Goretti no e-mail maria_goretti9@hotmail.com ou nos telefones (81) 41015799, (81) 91034639, (81) 96196849 ou (81) 94462716.

Já estão confirmados praticantes de Fortaleza, da Sangha de Natal e de nascente Sangha de Recife. Não deixe de participar também se você mora no Nordeste.

Contribuição para Casa de Ana Maria

Como acontece todo final de mês estamos arrecadando donativos para a Casa de Ana Maria, uma instituição que ajuda crianças e idosos em Japeri e que é auxiliada pela Sangha Viver Consciente. Se você for até a Sangha no nosso encontro de 3a feira pode fazer sua doação lá. Caso você não vá na Sangha e queira colaborar basta enviar e-mail para Rose (clique aqui) que é a coordenadora de ação social da Sangha.

Lugares Sagrados

Podemos ir a um monastério ou a uma bela ilha para retiro e cura, desde que saibamos que a cura está dentro de nós e que o lugar é apenas a condição que permite à cura manifestar-se. Não confira poderes especiais de cura ao lugar. Quando deixarmos de correr de um lugar para outro, seremos muito mais felizes.

- Thich Nhat Hanh

Lugares Sagrados

Pessoas religiosas fazem longas e penosas viagens, peregrinações, para visitar lugares santos. Não há lugares santos. Dizer que um lugar é santo, que ali o sagrado está mais presente do que em outros, é dizer que há lugares em que Deus está menos presente, como se ele os tivesse abandonado. E isso, a se acreditar nos teólogos, é negar a onipresença de Deus - o que é heresia. O universo inteiro é uma hóstia. O místico não é o milagre grosseiro: o paralítico que volta a andar, o cego que volta a ver, o ladrão que pára de roubar, seres de outro mundo que aparecem em cavernas ou são pescados do fundo de rios. Milagre é o arabesco da asa de uma borboleta; o vôo do beija-flor; o perfume da magnólia; a flor do trevo; a cachoeira; o arco-íris; uma noite estrelada; o pasto rosa com as flores do capim-gordura; a chuva; o canto do sabiá; um caramujo; uma teia de aranha; a amizade... Milagre são meus olhos, os meus ouvidos, as minhas mãos. Não é preciso fazer peregrinações. Tudo é milagre. O universo é um milagre. Mas aqueles que vendo nada vêem procuram milagres em lugares esquisitos.

- Rubem Alves (Do livro "Ostra feliz não faz pérola")