Quinta, 28 de maio de 2009

Nossos ancestrais estão vivos em nós

Você vê sua mãe e seu pai em você? Com quanta clareza e profundidade você pode ver isso? E quando você olha para a sua mãe e o seu pai, você se vê neles? Quão profundamente você enxerga isso? A leitura do texto em anexo (clique aqui) traduzido por Marcelo Abreu (blog Paraserzen), de uma palestra de Thay realizada no ano passado, trata desse assunto.

Thay encerra o texto assim: "Meu pai e minha mãe, eles são meus ancestrais, os meus ancestrais mais jovens. Como seres humanos, nós temos ancestrais humanos. Tivemos diversas gerações de ancestrais humanos e, geneticamente falando, todos os nossos ancestrais estão vivos em nós. Pensamos que todos eles já morreram, porém isso não é verdade. Nossos ancestrais de diversas gerações ainda estão vivos em nós, e nós os carregamos futuro adentro. Nós os transmitimos futuro adentro. Então, quando você se casa e tem filhos, você transmite seus ancestrais aos seus filhos. Os seus ancestrais adentram, assim, o futuro."

Leia (clique aqui) e responda as perguntas iniciais desse texto no nosso blog. Basta clicar aqui.

Novo clipe com legendas em português

Nosso amigo e futuro monge Samuel de Fortaleza, nos brinda com mais um vídeo com legendas em português. Os amigos dele de Plum Village enviaram um link de vídeo com um pequeno mas lindo clipe sobre Plum Village, então rapidamente ele traduziu e fez as legendas...

Para assistir basta clicar em http://www.youtube.com/watch?v=RpH6iiCbG5w

Mais uma vez agradecemos ao Samuel pelo esforço e pela generosidade, compartilhando seu tempo em benefício de todos nós.

Partilhando o primeiro encontro nordestino

Como foi divulgado anteriormente, houve no dia 15 de maio um encontro dos praticantes da ordem Interser no nordeste, em Pernambuco. No blog da Sangha Flor de Mandacaru - Recife (clique aqui) você pode encontrar o relato de como foi esse encontro pioneiro. O evento contou com sete mulheres, na faixa etária dos 40 aos 56 anos, corajosamente interromperam as suas rotinas repletas de afazeres para se reunirem, com o propósito de passar um final de semana partilhando e convivendo como uma verdadeira família espiritual.

Esperamos que esse encontro frutifique e fortaleça a nascente Sangha.

Pimentão

Reproduzo um texto interessante da Fernanda Torres publicado na Veja Rio recentemente. Fala da contaminação de nossa comida e das alternativas que temos. Divirta-se.

"Saiu o ranking dos alimentos movidos a agrotóxico. Cruzando na frente a faixa de chegada vem o pimentão, vermelho como uma Ferrari envenenada. Graças a Deus eu não ligo para pimentão. Mas para cenoura eu ligo, para tomate, brócolis, couve, espinafre, agrião, alface. Fiz muito regime na vida, cresci comendo salada; quando se é jovem, a vaidade conta mais que a própria vida. Há vinte anos não existiam os orgânicos nos supermercados, somente a carne e o açúcar acendiam o sinal de alerta dos mais naturebas. O nascimento do meu filho mais velho, há nove anos, foi o divisor de águas da geladeira lá de casa. Só aí aboli os pesticidas do cardápio. Frango e ovo também, só se forem de galinhas caipiras. Treinamento de guerreiro espartano é pinto perto dos horrores praticados nas granjas. Quando eu vejo um paillard de frango, me dá vontade de chorar. Dizem que as galinhas não andam, que as luzes nunca se apagam para que ponham mais ovos, que enchem as coitadas de hormônio. A coisa é séria. Nasceu barba na bebê de uma amiga quando a menina começou a tomar canja. Pararam de dar frango, a barba sumiu.(...)."

Para ler o texto completo clique aqui.

Olhe com seus olhos

Você deixará de considerar as coisas em segunda ou terceira mão e não irá mais olhar pelos olhos dos mortos nem se alimentar dos espectros em livros,
Tampouco olhará através dos meus olhos ou extrairá coisas de mim,
Você ouvirá todas as partes e as filtrará através de seu eu.

-Walt Whitman (“Song of Myself)

Significado da Não-Violência

Não-violência não significa não-ação. Não-violência significa que agimos com amor e compaixão. No momento que paramos de agir, minamos o princípio da não-violência.

-Thich Nhat Hanh