Quarta, 13 de maio de 2009

Uma Rosa Para Sua Lapela

Nesta semana que iniciamos com a comemoração do dia das Mães, sugerimos a leitura de um texto (clique aqui) enviado pela Sangha Plena Consciência de São Paulo.

O que melhor resume o texto é o poema de Thich Nhat Hanh:

Naquele ano, embora eu ainda fosse muito jovem,
Minha mãe me deixou,
E compreendi
Que era um órfão.
Todos ao meu redor estavam chorando.
Eu sofri em silêncio...
Deixando que as lágrimas corressem,
Senti minha dor suavizar-se.
A noite cobriu o túmulo da minha mãe,
O sino do templo tocou docemente.
E eu entendi que perder a mãe
É perder todo o universo.

Leia e se emocione com esse texto belíssimo sobre as mães (clique aqui). Depois divida o que você achou do texto. Basta clicar aqui.

Encontro com praticantes nordestinos - Poucas Vagas

Restam poucas vagas para o Primeiro Encontro Nordestino com praticantes e construtores de Sangas da Ordem Interser, fundada pelo Venerável Thich Nhat Hanh. O evento será realizado neste próximo final de semana 15 e 17 de maio do corrente na Serra do Xammaiar, Chã Grande, a 70 km de Recife, PE (Próximo ao Hotel Highlander).

Contatos:
E-mail:sangarecife@gmail.com; Site: http://sangarecife.blogspot.com Telefone: (81)9619-6849, (81)9446-2716 ou (81)9103-4639.

Sobre o Caminho

Os desafios às vezes parecerão insuperáveis e o fracasso inevitável. Nesses momentos, você precisará de uma comunidade para ajudá-lo a se expor repetidamente à aniquilação, de forma que aquilo que é indestrutível dentro de você aflore. Dando um passo de cada vez, você poderá atingir objetivos que pensou serem inalcançáveis. Ou talvez não. Mas, mesmo que você falhe, seu compromisso com o "sucesso além do sucesso" produzirá assombrosas mudanças que você, nesse momento, nem imagina. Como disse um colega, ninguém que embarca nessa jornada permanece o mesmo. O que quer que aconteça, você mudará para sempre.

Esse caminho não tem retorno e nunca termina. Não há onde chegar, nenhum objetivo final a conquistar; apenas limites mais e mais elevados do espírito humano. Sempre que acho que já tenho as respostas e que estou finalmente no controle, um desafio que excede minha capacidade de resposta me deixa mais humilde. Entretanto encontrei paz e satisfação no "sucesso além do sucesso". Estou certo de que sempre é possível assumir responsabilidades, agir com integridade e expressar meus valores transcendentes por meios habilidosos. Não restam dúvidas ou lugares onde se esconder. O "sucesso além do sucesso" é minha responsabilização incondicional. Às vezes desejo poder voltar: culpar os outros, sentir me vítima, dar-me ao luxo de usar padrões inconscientes. Mas não há caminho de volta. A conscientização é irreversível. Uma vez que você começe a enxergar, poderá se fingir de cego. Poderá enganar os outros, mas não será capaz de enganar-se

-Fred Kofman
(Foto: Leo Dobbin)


Sem Objetivo

Estamos tão empenhados em realizar determinados feitos, com o propósito de atingir objetivos de um outro valor, que nos esquecemos de que o valor genuíno, o prodígio de estar vivo, é o que de fato conta.

-Joseph Campbell (Do livro "O Poder do Mito")


Importância da Meditação

Se nós enquanto membros da raça humana praticarmos meditação, poderemos transcender nosso medo, desespero e esquecimento. Meditação não é uma escapatória. É a coragem de olhar para a realidade com plena consciência e concentração. Meditação é essencial para nossa sobrevivência, nossa paz, nossa proteção.

- Thich Nhat Hanh (Do livro "The World We Have")