Quarta, 20 de maio de 2009

Oração Funciona

Recentemente na Sangha Viver Consciente um companheiro mencionou sobre suas orações e questionou a forma como as fazia. Você também já deve ter se questionado: oração funciona? Para te ajudar a refletir sobre esse tema sugerimos a leitura do texto em anexo (clique aqui) retirado de um livro do Thay que fala sobre o poder da oração.

Pessoas de todas as crenças usam alguma forma de oração ou meditação na sua prática espiritual, embora possam parecer bastante diferentes uma das outras. Nesse texto o Thay busca nos dar uma visão abrangente sobre esse tema, colocando questões como: Porque rezar? Quem é a pessoa para quem rezamos? Porque a oração funciona às vezes e outras não? Há algum modo de pedir que garanta resultados satisfatórios?

Leia (clique aqui) e divida sua experiência com oração no nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro com monges de Plum Village em Pernambuco

É com imensa alegria que te informamos que, em setembro de 2009, teremos a grande fortuna de receber em Recife os Monges Pháp Dung e Pháp Uyen, Mestres da Ordem Interser fundada pelo Venerável Thich Nhat Hanh.

“A psicologia budista e a prática da plena consciência na vida moderna” é o tema do retiro, que será realizado entre os dias 25-27 de setembro de 2009 no Cerne e Purna Ananda Asrham, em Aldeia, PE.

Haverá também, possivelmente, uma palestra aberta ao público na quinta-feira 24 de setembro (local e hora a ser confirmado).

Para você solicitar sua inscrição e saber os valores entre em contatos pelo e-mail:sangarecife@gmail.com;

Bem x Mal

Se pelo menos tudo fosse tão simples assim! Se as pessoas más ficassem isoladas em algum lugar cometendo atos diabólicos e fosse possível apenas separá-las do resto de nós e destruí-las; mas a linha divisória entre o bem e o mal atravessa o coração de cada ser humano. E quem estaria disposto a destruir parte de seu próprio coração?

- Aleksandr Solzhenitsyn (no livro Arquipélago Gulag)

O Nirvana é Aqui

O nirvana budista é um centro de paz. O budismo é uma religião psicológica. Começa com o problema psicológico do sofrimento; toda vida é repleta de padecimento; existe contudo uma libertação do padecimento; a libertação é o nirvana, que é um estado da mente ou da consciência, não um espaço físico, em algum lugar, como o céu. Está aqui mesmo, no turbilhão da vida.

-Joseph Campbell (Do livro "O Poder do Mito")

Espírito da Não-Violência

Um veterano do Vietnã estava criticando o monge vietnamita Thich Nhat Hanh sobre sua firme dedicação a não violência. "Você é um tolo" disse o veterano - "o que você faria se alguém varresse todos os budistas do mundo e você fosse o último que restasse. Você não tentaria matar a pessoa que estava tentando te matar, e dessa forma salvando o budismo?"

Thich Nhat Hanh respondeu pacientemente "Seria melhor ele me matar. Se há alguma verdade no budismo e no dharma, ela não irá desaparecer da face da Terra, mas reaparecerá quando buscadores da verdade estiverem prontos para redescobri-la. Ao matar eu estaria abandonando os verdadeiros ensinamentos que estaria buscando preservar. Portanto seria melhor deixar ele me matar e permanecer verdadeiro ao espírito do dharma."