Quarta, 3 de junho de 2009

Abraçando nossa dor depois do desastre

Nessa semana onde ficamos perplexos com a queda do avião no oceano e da morte das muitas pessoas a bordo, sugerimos a leitura de uma reflexão (clique aqui) de Thich Nhat Hanh sobre como abraçar nossa dor depois de um desastre desses.

Thay escreveu esse texto após o Tsunami que varreu a Ásia há alguns anos atrás e se pergunta porque essas coisas acontecem a alguns de nós. Vontade de Deus, karma? Porque alguns morrem e outros sobrevivem? Como clarear a dor que nos aflige nesses momentos?

Leia (clique aqui) e divida seus insights no nosso blog. Basta clicar aqui.

Sakadawa



Retiro em São Paulo

Em setembro de 2009 receberemos a visita de dois monges de Plum Village, centro de prática na tradição do mestre zen budista Thich Nhat Hanh.

Os Irmãos Thây Pháp Dung e Thây Pháp Uyen passarão um mês no Brasil, nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Recife.

Em São Paulo, haverá palestras abertas ao público nos dias 9 e 10 à noite (4ª e 5ª feira, horário e local a confirmar) e o retiro acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Spa Ch’an Tao, Jundiaí (http://www.spachantao.com.br/).

Para se inscrever, faça o download da ficha de inscrição (clique aqui), preencha e envie para o email: sangaplenaconsciencia@gmail.com.
Sua inscrição será efetuada após confirmação (enviada por email pela Sangha Plena Consciência) da disponibilidade da opção escolhida e pagamento da primeira parcela (para mais informações, abra a ficha de inscrição). Não perca tempo, mais da metade das vagas já foi preenchida.

Experiência Mística

Sua vida é mais profunda e ampla do que você concebe, aqui. O que você está vivendo é só uma fração infinitesimal daquilo que realmente se abriga no seu interior, aquilo que lhe dá vida, alento e profundidade.

E você pode viver em termos dessa profundidade, e quando chega essa experiência, você percebe, instantaneamente, que é disso que falam todas as religiões.

- Joseph Campbell

Transmissão

Quando eu olho para um discípulo, seja monástico ou leigo, eu gostaria de ver a mim nele ou nela. Isso porque o meu ensinamento tem apenas um objetivo: transmitir minha clareza de visão, a minha liberdade e a minha alegria a meu discípulo. Se eu olhar para ele e enxergar esses elementos, ficarei muito contente. Sentirei que fiz um bom trabalho, transmitindo o melhor que há em mim. Olhando para o seu modo de andar, sorrir, respirar e se mover, posso ver se meu ensinamento deu frutos ou não. É isso que é chamado de "transmissão".

-Thich Nhat Hanh (do livro "Eu busco refúgio na Sangha")