Quarta, 15 de julho de 2009

Parar, Acalmar-se, Descansar e Curar-se

Sugerimos a leitura do texto (clique aqui) onde Thay fala sobre os aspectos da meditação budista: shamatha (cessação) e vipashyana (olhar em profundidade). Ele também mostra as três funções da shamatha: fazer parar, acalmar e repousar.

É um texto básico de budismo onde Thay detalha o aspecto de cessação na meditação e aponta muitas de nossas dificuldades com a prática.

Leia (clique aqui) e divida suas práticas em nosso blog. Basta clicar aqui.

Ajuda Urgente aos Monges e Monjas do Monastério de Bat Nha, Vietnã

Leia a carta redigida pela Ordem do Interser, ligada à Comunidade do Venerável Mestre Zen-Vietnamita Thich Nhat Hanh ao Consulado do Vietnã em São Francisco (EUA). Ela é um alerta e um pedido ao governo vietnamita para que ajude o Monastério Bat Nha, ligado a Ordem Interser no Vietnã.

Por favor, ajude-nos a assinar esta petição ao Governo Vietnamita. Por favor, peça aos amigos e entes queridos para participarem também. A petição será enviada em 21 de julho de 2009.

Para ler a carta e assinar a pedição via internet, clique aqui.

ONG Sorriso


A ONG Sorriso faz um um trabalho super bonito no mundo todo fazendo operações gratuitas de lábios neporinos e fenda palatina. Eles estão a caminho do Brasil, no inicio de agosto, fazendo uma triagem para cirurgias gratuitas em crianças. Ajude-nos a divulgar essa iniciativa. Informações: (21)7152.3855 ou (11)3443.1710.

Sabedoria

Não recebemos sabedoria, nós mesmos temos de encontrá-la depois de uma jornada solitária, que ninguém pode fazer por nós, da qual ninguém pode nos poupar, pois nossa sabedoria é o ponto de vista a partir do qual começamos a ver o mundo.

-Marcel Proust

Ação

Enquanto "budismo" sugere mais um sistema de crenças, "prática do dharma" sugere um plano de ação. As Quatro Nobres Verdades não são proposições em que se deve acreditar; são desafios à ação.

- Stephen Batchelor (do livro "Budismo sem crenças")

Meditação

Meditar não significa brigar com um problema. Meditar significa observar. Seu sorriso prova isso. Prova que você está sendo gentil consigo mesmo, que o sol da consciência está brilhando em você, que você tem o controle da situação. Você é você mesmo e adquiriu alguma paz.

- Thich Nhat Hanh