Quarta, 5 de agosto de 2009

O Dia dos Ancestrais

Nessa semana em que se comemora o dia dos pais, sugerimos um texto (clique aqui) onde Thay fala sobre uma prática de Plum Village: comemorar o dia dos ancestrais

Thay nos lembra que nossos ancestrais estão em nós. Não apenas nossos ancestrais genéticos mas também nosssos ancestrais espirituais. Thay amplia nossa visão mostrando que também os animais, os vegetais e até os minerais também são nossos ancestrais. Ele nos ajuda a transcender a nossa idéia do que seja um ser humano.

Leia (clique aqui) o texto e procure praticar esse mês! Divida seus insights em nosso blog clicando aqui. Feliz dia dos pais!

Programação dos Monges de Plum Village em São Paulo

Palestras (entrada franca):
Psicologia Budista
Prática da Plena Consciência na Vida Contemporânea
dias 9 e 10 de setembro, às 19h
Fnac Pinheiros, São Paulo
Praça dos Omaguás, 34

Retiro:
dias 11, 12 e 13 de setembro
Spa Ch’an Tao, Jundiaí
informações: sangaplenaconsciencia@gmail.com

Ioga tem efeitos diretos na saúde do coração

Praticar três vezes por semana reduz a pressão arterial e o risco de doenças A ioga é uma técnica milenar que busca aumentar o autoconhecimento e o autocontrole e produzir um estado de união entre o indivíduo e o universo ao seu redor (o microcosmo e o macrocosmo).

Do ponto de vista fisiológico, a prática da ioga, principalmente de suas técnicas meditativas, produz uma resposta de relaxamento: há uma diminuição dos hormônios causadores do estresse e um aumento da produção de substâncias que causam sensação de calma e bem-estar.

Recentemente, foram descobertos os efeitos específicos da ioga na saúde cardiovascular. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, nos EUA, por exemplo, mostrou que pessoas que praticam ioga e meditação pelo menos três vezes por semana conseguem reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca e o risco de doença de coração.

Segundo o cardiologista Satish Sivasankaran, autor do estudo, a ioga melhora os parâmetros de saúde cardiovascular tanto nas pessoas saudáveis quanto nas com doenças do coração pré-existentes.

- Portal Terra - 12/07/09

Teoria x Prática

Às vezes esquecemos que teorias podem ser colocadas em prática. Filosofia, como direciona nossa atenção para questões afetando o verdadeiro núcleo de nossas vidas, é frequentemente a porta de entrada para mais altas realizações. É por isso que é importante estudar os textos dos ensinamentos do Buda e os sistemas filosóficos que se desenvolveram a partir deles. Essas são apenas formas externas, mas são também ferramantas valiosas - elas nos dão os meios para alcançar além dos nossos limites. Confiamos nas palavras porque é como os ensinamentos vieram até nós...Palavras apontam as direções e os estágios da prática.

Há sempre o perigo, contudo, que as formas externas se tornem um fim em si mesmas. Conceitos e significados têm uma tal atração para nossas mentes conceituais que é fácil ser capturado por eles - ficar preso nas palavras e perder de vista a mensagem que elas carregam. Formas externas de qualquer tipo, contudo, podem ser armadilhas: podemos facilmente tomar a forma e perder o significado por trás delas. Podemos facilmente confundir o dedo que aponta com a Lua. O caminho espiritual não necessariamente significa gastar uma vida estudando filosofia ou falando sobre o caminho espiritual. Para que o caminho espiritual tenha um real valor para nós, precisamos perceber suas verdades diretamente.

- Tarthang Tulku

Sorria

Quando eu era noviço, não conseguia entender por que o Buda tem um sorriso tão lindo se o mundo está repleto de sofrimento. Será que ele não se incomoda com tanta dor? Mais tarde, descobri que o Buda tem em si grandes quantidades de compreensão, calma e força, razão pela qual o sofrimento do mundo não o aniquila. Ele consegue sorrir para o sofrimento porque sabe lidar com ele e transformá-lo. Precisamos ter consciência do sofrimento que existe no mundo, mas sem perder nossa clareza, nossa calma e nossa força, para que possamos ajudar a transformar as situações. Um oceano de lágrimas não nos afogará desde que haja karuna. É por isso que o sorriso do Buda é possível.

- Thich Nhat Hanh