Quarta, 12 de agosto de 2009

As Três Fontes de Poder

Você sabe como conciliar a ambição pelo saber, pelo sucesso, por uma posição social, esse desejo de ter sucesso, com a prática da plena consciência? Nessa semana o texto (clique aqui) responde a essa questão. O que o Buda pensa sobre poder e autoridade?

Na tradição budista, falamos de três tipos de poder, três tipos de virtude. Quando você tem estes tipos de poder, sente-se forte, feliz, livre. O primeiro tipo de poder é o de “podar”. O segundo tipo de poder ensinado no budismo é o poder do entendimento. Isto é insight. A terceira fonte de poder é o amor, que significa gentileza. Uma vez que você tenha estes três tipos de poder, não há perigo algum se você tiver alguma riqueza e alguma fama. Se você tiver esses poderes, então sua riqueza e sua fama irão tornar-se úteis para você. De outra maneira, são muito perigosas.

Leia (clique aqui) o texto e pratique! Divida seus insights em nosso blog clicando aqui.

Programação dos Monges de Plum Village no Rio


Além disso também teremos:

Dia 30 de agosto: Caminhada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Horário: 9 horas
Ponto de Encontro: Entrada central do parque na Rua Jardim Botânico. Não é a entrada dos automóveis. Nos encontraremos na outra entrada, a que fica no meio do Jardim Botânico, próxima ao Jardim Japonês.
Leve as crianças, haverá programação para elas ao final da caminhada.

Informações: contato@viverconsciente.com

Programação dos Monges de Plum Village em São Paulo

Palestras (entrada franca):
Psicologia Budista
Prática da Plena Consciência na Vida Contemporânea
dias 9 e 10 de setembro, às 19h
Fnac Pinheiros, São Paulo
Praça dos Omaguás, 34

Retiro:
dias 11, 12 e 13 de setembro
Spa Ch’an Tao, Jundiaí
informações: sangaplenaconsciencia@gmail.com

Sem necessidades

São esses raros momentos na vida em que não se precisa de absolutamente nada além do que se tem. Nem do tempo. O tempo eu ganhei de presente ao completar a volta antes do previsto. Um tempo que decido gastar não fazendo nada, não indo a lugar algum, sem contar as horas nem os dias.

- Amyr Klink (Do livro "mar sem fim")

Falando de Deus

Cinco freiras católicas uma vez participaram de um retiro de plena consciência que eu ofereci. No último dia a Madre Superiora disse, "Tudo que você tem compartilhado é maravilhoso. Mas porque você não falou sobre Deus?" Eu olhei para ela, sorri e disse, "Querida irmã, você poderia apontar uma coisa qualquer que eu tenha dito durante os últimos seis dias que não seja sobre Deus?" Ela sorriu - ela entendeu!

- Thich Nhat Hanh (Do livro "Answers from the heart")