Quarta, 2 de setembro de 2009

Tópicos de Plena Consciência (parte 1)



Na primeira palestra de Dharma no Brasil os monges de Plum Village que nos visitam (irmão Antônio e irmão Michael) falaram muito sobre a prática de meditação, nossa prática básica. Por isso, essa semana sugerimos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh descreve 3 práticas básicas de meditação.

O primeiro tópico da plena consciência é seguir a respiração na vida diária - eliminar a distração e o pensamento desnecessário. O segundo tópico da plena consciência é a consciência do corpo e o terceiro tópico da plena consciência é realizar a unidade de corpo e mente.

Leia (clique aqui) aprenda as práticas sugeridas e divida seus insights sobre o texto em nosso blog clicando aqui.


Palestra com os monges de Plum Village em Copacabana



Essa é a última chance de ouvir os ensinamentos dos monges de Plum Village no Rio. Na 5a feira dia 3 de setembro às 19:30hs, na Igreja Presbiteriana Bethesda haverá palestra gratuita. A igreja fica na Rua Guimarães Natal 31 - Copacabana. É próximo da estação de metrô Arcoverde.

Durante essa semana houve vários eventos com os monásticos. Clicando nos links abaixo você pode saber tudo o que aconteceu.

Caminhada Meditativa no Jardim Botânico
Visita a Casa de Ana Maria
Palestra em Botafogo
Encontro das Sanghas do Rio de Janeiro


Programação dos Monges de Plum Village em São Paulo



Palestras (entrada franca):
Psicologia Budista
Prática da Plena Consciência na Vida Contemporânea
dias 9 e 10 de setembro, às 19h
Fnac Pinheiros, São Paulo
Praça dos Omaguás, 34

Retiro:
dias 11, 12 e 13 de setembro
Spa Ch’an Tao, Jundiaí
informações: sangaplenaconsciencia@gmail.com

Sustentabilidade





O consumo de carne animal gera desmatamento, desequilíbrio ambiental, poluição e desigualdade social. É também um dos fatores responsáveis pelo aquecimento global. Um mundo melhor para todos pode começar na mesa de casa.

Plena Consciência



Cada longa viagem começa com um pequeno passo, um giro da roda. Nossa paz e liberdade começam por pegar a colher com plena atenção. Cada atividade na vida diária é uma oportunidade para praticarmos a plena consciência. Beber o chá ou comer com nosso corpo e mente no aqui e agora é plena consciência. Olhar para nossos amados com nossos olhos e nosso coração abertos é a prática de plena consciência. Não olhe para eles e pense em algo mais. Porque fazemos isso? Porque temos energias de hábito de nossas mentes que as levam a vagar para longe do nosso corpo.

- Thich Phouc Tinh (monge de Deer Park, monstério ligado a Plum Village)