Quarta, 18 de novembro de 2009

As Três Portas da Libertação



Nessa semana enviamos a você um texto (clique aqui) maravilhoso de Thich Nhat Hanh onde ele descreve as três portas da libertação:o vazio, a ausência de imagens e a ausência de objetivo.

O Vazio é o Caminho do Meio entre a existência e a não-existência. Tudo está vazio de um eu independente e separado. A prática da Concentração na Ausência de Imagens é necessária para que possamos nos libertar. Precisamos enxergar além das imagens. Elas são instrumentos para nosso uso, mas não são a verdade absoluta. Elas podem nos enganar. O Sutra do Diamante diz: "Onde houver uma imagem, haverá uma ilusão”. A prática da Ausência de Objetivos nos mostra que não há nenhuma necessidade de inventar objetivos para depois correr atrás deles. Nós já temos tudo o que é necessário, já somos aquilo em que desejamos nos tornar.

Estude e pratique as três portas da libertação (clique aqui) e compartilhe suas práticas em nosso blog. Basta clicar aqui.



Video para Bat Nhã



Vamos continuar enviando a energia da nossa prática, nossa paz e calma aos irmãos e irmãs de Bát Nhã que continuam sob vigilância e sem uma solução clara para a situação deles. O irmão da sanga Velcrow Ripper fez um curta como forma de oração aos nossos monásticos de Bát Nhã. Clique aqui para assisti-lo. O vídeo é falado em inglês e infelizmente não tem legendas. Se você quer entender tudo o que está acontecendo e suas causas não deixe de assistir ao vídeo.

Vamos enviar nossa energia também ao Abade do Templo Phuoc Hue e a Sanga dele, que compassivamente acolheram os nossos irmãos e irmãs para que se refugiassem lá; aos muitos amigos e pessoas que estão apoiando Bao Loc e corajosamente levando alimentos e ajudando na cozinha, levando as pessoas doentes ao hospital correndo risco de perseguições; e aos irmãos mais velhos Pháo Hoi, Pháp Sy e Pháp Tu, que estão impedidos de voltar à comunidade de jovens monges e monjas em Bát Nhã; e para todos os seres que ainda estão cobertos pela nuvem de incompreensão e suspeição.

“Amor nasce da compreensão – compreensão do sofrimento da outra pessoa, o sofrimento e aspiração profunda dela; e esta compreensão faz surgir o verdadeiro amor. Para compreender, temos que olhar e escutar profundamente”.


Fonte: http://helpbatnha.org/
Tradução por Tâm Vãn Lang


Viva o Agora



O momento mais maravilhoso de sua vida já aconteceu? Pergunte-se. A maioria de nós responderá que ainda não aconteceu, mas que poderia ocorrer a qualquer hora. Não importa nossa idade, tendemos a sentir que o momento mais maravilhoso de nossa vida ainda não aconteceu. Tememos que possa ser tarde demais, mas ainda não perdemos a esperança. Porém, a verdade é que se continuarmos vivendo no esquecimento - ou seja, sem a presença da plena consciência - este momento jamais ocorrerá.

Os ensinamentos do Buda mostram de forma clara e simples como fazer deste o momento mais magnífico e maravilhoso de sua vida. Este momento presente deve tornar-se o momento mais maravilhoso de sua vida. Tudo de que você precisa para transformar este momento presente em um momento maravilhoso é liberdade. Tudo de que você precisa é libertar-se de suas preocupações e inquietações sobre o passado, o futuro, e assim por diante.

O profundo insight da impermanência possibilita isso. Algo que nos ajuda muito é mantermos viva nossa concentração sobre a impermanência. Você acha que aquela pessoa estará em sua vida para sempre, mas não é verdade. Essa pessoa é impermanente, assim como você. Portanto, se puder fazer algo para deixar essa pessoa feliz, faça-o imediatamente. Qualquer coisa que você possa fazer ou dizer para deixá-lo ou deixá-la feliz - diga ou faça agora. É agora, ou nunca.

Na prática do Budismo, morrer é muito importante. É tão importante quanto viver. A morte é tão importante quanto o nascimento, porque nascimento e morte inter-são. Sem nascimento, não pode haver morte. Sem morte, não há nascimento. Nascimento e morte são amigos íntimos e a colaboração entre ambos é necessária à vida.

Portanto, não tenha medo da morte. A morte é apenas uma continuação, assim como o nascimento. A cada momento, a morte está acontecendo em nosso corpo - algumas células estão morrendo para que outras possam ganhar vida. A morte é indispensável à vida. Se não houver morte, não haverá nascimento, assim como não pode haver esquerda se não houver direita. Não viva na esperança de que a vida será possível sem a morte. Você deve aceitar ambos - nascimento e morte.

Se praticar bem, obterá um profundo insight sobre a dimensão absoluta ao mesmo tempo em que permanecerá em contato com a dimensão histórica, ou relativa. E quando estiver profundamente em contato com a dimensão histórica, você também tocará a dimensão absoluta e verá que sua verdadeira natureza é de não-nascimento e não-morte.

Viver é alegria. Morrer para começar de novo também é alegria. Começar de novo é uma coisa maravilhosa, e estamos constantemente começando de novo. Esta é uma das principais práticas em Plum Village, e devemos morrer a cada dia para nos renovarmos, para começarmos como se fosse a primeira vez. Aprender a morrer é uma prática muito profunda.

-Trecho do livro "You Are Here, Discovering the Magic of the Present Moment" - Thich Nhat Hanh
Traduzido por Denise Kato


Alegria e Felicidade



Quando pessoas que vem praticando há muitos anos parecem estar com raiva, insensíveis, ou superiores, os novos praticantes podem se perguntar "Se é isto que vocês produzem depois de muitos anos de prática, porque nós deveríamos fazer esta prática?" Sem uma sangha que nos reflita para nos vermos, poderemos continuar praticando por muito tempo, pensando que estamos nos tornando iluminados, seres compassivos enquanto parecemos aos outros como raivosos e insensíveis.

- Daniel Silberberg (Do livro"The zen of Alice")