Quarta, 13 de janeiro de 2010


Meditando ao Vento da Primavera



Essa semana sugerimos um texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh fala sobre a prática da meditação. A palestra de Dharma aconteceu em sua última passagem pelo Vietnã.

Thay nos ensina que enquanto estivermos sentando parados há três elementos que precisamos harmonizar. O primeiro é o corpo, o segundo é a mente, o terceiro é a respiração - mente, corpo, e respiração. Às vezes nosso corpo está presente, mas a mente escapou para outro lugar. Escapa para o futuro, para o passado. É capturada em preocupações, tristeza, raiva, ciúme, medo. Não há nenhuma paz, nenhuma quietude. Se nós queremos sentar parados, temos que devolver a mente ao corpo.

Ele nos ensina um ghata para ajudar a focar nossa mente. Leia e aprenda (clique aqui), e compartilhe seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Ser, é Interser





ser é interser, na bonita caligrafia do Thây -- se você pratica fica fácil de entender, como nos diz o mestre em seu lindo poema Interrelationship:

Você é eu, e eu sou você.
Não é óbvio que nós "intersomos"?
Você cultiva a flor em você mesmo
para que eu seja belo.
Eu transformo o lixo que há em mim
para que você não tenha de sofrer.

Eu apóio você,
você em apóia.
Estou neste mundo para oferecer-te paz;
você está neste mundo para trazer-me alegria.


- Do blog "Compartilhando Plum Village"


ONU lança o ano da biodiversidade e alerta que a extinção dos animais afetará o bem-estar dos humanos



Há oito anos, governantes de todo o mundo prometeram reduzir o ritmo da extinção de animais até 2010. O ano chegou e a promessa não foi cumprida, alertam as Nações Unidas, principalmente por causa do crescimento acelerado dos centros urbanos e dos campos de agricultura.

No lançamento do "Ano da Biodiversidade" das Nações Unidas, Achim Steiner, o diretor-executivo do programa ambiental da ONU (Unep), pediu aos governos de todo mundo que incluam a preservação das espécies em suas agendas oficiais.

- A urgência da situação pede uma ação global para reduzir a rapidez com que os animais estão sendo extintos. Precisamos restaurar a infraestrutura ecológica que foi tão degradada no último século - afirmou.

Para as Nações Unidas, a perda das florestas e dos manguezais trará danos irreversíveis à saúde e ao bem-estar dos humanos. Cientistas acreditam que estamos no meio da sexta grande onda de extinção. A diferença é que as cinco primeiras foram causadas por desastres naturais, como asteróides ou vulcões, enquanto esta é causada pelos homens.

A perda da biodiversidade custa US$ 2,5 trilhões à economia global anualmente, segundo estimativas da ONU. A organização espera que em outubro, na conferência do clima no Japão, governantes assinem um documento legal se comprometendo com a preservação das espécies. Porém, após o fracasso de Copenhague, a expectativa das Nações Unidas é baixa. Entre os animais ameaçados de extinção nos próximos anos estão o urso polar, o panda e o gorila-das-montanhas.

- Fonte: O Globo On line


Dicas para meditação



- Uma vez por semana, sente-se por 10 a 15 minutos a mais do que você gostaria de se sentar.

- Não se torne obcecado pela prática. Em nenhuma hipótese o trabalho ou as responsabilidades familiares devem ser negligenciados em favor do sentar.

- Quando estiver chateado, não evite o sentar. Por mais difícil que possa ser, é crucial sentar quando as dificuldades surgem.

-Charlotte Joko Beck


Primeiro Treinamento da Ordem Interser



Consciente do sofrimento causado pelo fanatismo e pela intolerância estou determinado a não idolatrar ou me limitar por doutrinas, teorias ou ideologias, mesmo o budismo. Os ensinamentos budistas são princípios que me ajudam a aprender como observar profundamente e como desenvolver minha compreensão e minha compaixão. Eles não são doutrinas pelas quais se deva lutar, matar ou morrer.

-A Ordem Interser foi fundada por Thich Nhat Hanh no Vietnã durante a guerra. É uma forma de budismo engajado, budismo aplicado na vida diária, na sociedade, e não somente em centros de retiro. A ordem inclui monges, monjas e leigos de ambos os sexos.