Quinta, 11 de fevereiro de 2010


A Felicidade Vem da Mente Atenta



Continuando o tema da semana passada, sugerimos outro texto (clique aqui) que fala sobre a felicidade.

Nesse texto, Thich Nhat Hanh aborda o tema sob o prisma da psicologia budista. Ele ensina que para adquirirmos o hábito da felicidade, precisamos aprender a lição do viver consciente com os nossos corpos e com a nossa consciência armazenadora, ao invés de com a nossa consciência mental. A mente atenta nos ajuda a reconhecer as muitas condições de felicidade que estão disponíveis no aqui e agora. A concentração nos ajuda a entrar em contato mais profundamente com estas condições.

Estude o texto (clique aqui) e aprenda um pouco mais em como obter a felicidade verdadeira. Se você quiser saber o que são a consciência armazenadora e a consciência mental pode ler um texto que já publicamos anteriormente (clique aqui).

Divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Aquecimento Global - Como podemos fazer a sua parte




Você quer ajudar a parar o aquecimento global?
Semanalmente vamos divulgar algumas práticas simples que você pode fazer para reduzir a quantidade de dióxido de carbono que você emite.

Coma menos carne
A produção de 1 caloria de proteína animal queima dez vezes mais combustíveis fosseis e emite dez vezes mais gás carbônico que a produção de 1 caloria de proteína vegetal. O Brasil ocupa o quarto lugar com maior responsabilidade pelo efeito estufa por conta das queimadas para pastagens.

Plante uma árvore
Uma única árvore absorverá 1 tonelada de dióxido de carbono durante sua vida.

Desligue os aparelhos eletrônicos
Simplesmente desligar sua televisao, DVD player, som e computador quando não estão sendo utilizados, reduzirá a emissão de toneladas de dióxido de carbono por ano.


Retiro de Meditação Silenciosa em Araras-RJ



O CEBB do Rio de Janeiro está organizando entre os dias 5 e 7 de março um retiro de meditação silenciosa em Araras. As informações podem ser obtidas com Luis Felipe: luisfelipevb@globo.com ou no site do CEBB.

Segundo o Lama Padma Santem, "Há várias maneiras de penetrar no Dharma. A tradição Mahayana é um caminho que combina estudo, instrução e meditação. Não utilizamos nenhum elemento construído, é um processo que busca diretamente a lucidez sem nada intermediário, nada que não seja apenas a cognição e a serenidade.

É um processo de purificação gradual: pela lucidez removemos progressivamente nossa fixação ao que foi construído. Não consideramos nenhum elemento como puro ou impuro, esta análise não pertence ao processo, apenas o reconhecimento incessante de liberdades que não víamos antes.

A palavra essencial é liberdade. Olhamos os processos mentais e emocionais não no sentido de localizar o que é bom ou ruim, mas no sentido de eliminarmos as marcas que limitam a nossa liberdade."


Quarto Treinamento da Ordem Interser - Consciência do Sofrimento



Consciente de que observar profundamente a natureza do sofrimento pode me ajudar a desenvolver a compaixão e a encontrar meios para extingui-lo, estou determinado a não evitar ou fechar meus olhos diante do sofrimento. Estou determinado a encontrar maneiras, incluindo o contato pessoal, imagens e sons, para estar com aqueles que sofrem e, assim, poder compreender sua situação profundamente e ajudá-los a transformarem seu sofrimento em compaixão, paz e alegria.