Quinta, 15 de abril de 2010


O Sofrimento Essencial



Todos nos sentimos tentados a ir para algum lugar onde não exista sofrimento, onde só haja paz e felicidade. Tendemos a acreditar que existe um lugar para onde podemos ir abandonando, ou deixando para trás, este mundo de sofrimento, confusão e poluição. Segundo Thich Nhat Hanh isto é impossível.

No texto (clique aqui) dessa semana, Thay ensina que precisamos de uma certa dose de sofrimento, todos nós, para que possamos apreciar a felicidade que está à nossa disposição. Para ele paraíso não é um lugar onde o sofrimento não existe mas um lugar onde existem amor e compaixão.

Com certeza vai contra o pensamento corrente. Sugiro que você leia o texto atentamente(clique aqui) e tente compreender em profundidade a mensagem tentando usá-la na sua vida.

Depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Entrevista de Thay para Oprah Winfrey (parte 7)



Oprah: Você usa a palavra "sofrendo" muito. Eu acho que muitas pessoas pensam que o sofrimento é a fome terrível ou a pobreza. Mas quando você fala de sofrimento, você quer dizer o quê?

Nhat Hanh: Refiro-me ao medo, a raiva, o desespero, a ansiedade em nós. Se você souber como lidar com isso, então você será capaz de lidar com os problemas da guerra, da pobreza e conflitos. Se temos medo e desespero em nós, não é possível remover o sofrimento na sociedade.

Oprah: A natureza do budismo, como eu o entendo, é acreditar que todos somos puros e radiante em nossa essência. E mesmo assim vemos ao nosso redor tanta evidência que as pessoas não estão agindo a partir de um lugar de pureza e radiância. Como conciliar isso?

Nhat Hanh: Bem, a felicidade e o sofrimento se apóiam mutuamente. Ser é interser. É como a esquerda e a direita. Se a esquerda não existe, a direita não pode estar lá. O mesmo acontece com o sofrimento e felicidade, o bem e o mal. Em cada um de nós existem sementes boas e más. Temos a semente da fraternidade, do amor, da compaixão, da introspecção. Mas também temos a semente da raiva, o ódio, a discórdia.

Oprah: Isso é da natureza do ser humano.

Nhat Hanh: Sim. Há a lama, e há o lótus que cresce da lama. Precisamos da lama, a fim de fazer o lótus.

Oprah: Não é possível ter um sem o outro.

Nhat Hanh: Sim. Você só pode reconhecer a sua felicidade, no contexto do sofrimento. Se você não sofreu de fome, você não aprecia ter algo para comer. Se você não passou por uma guerra, você não sabe o valor da paz. É por isso que não devemos tentar fugir de uma coisa atrás de outra coisa. Abraçando o nosso sofrimento, olhando profundamente para ele, nós encontramos um caminho para a felicidade.

Oprah: Você medita todos os dias?

Nhat Hanh: Tentamos fazê-lo não apenas a cada dia, mas a cada momento. Enquanto bebo, ao falar, ao escrever, enquanto rego nosso jardim, é sempre possível praticar viver no aqui e agora.

Oprah: Mas você sempre se senta em silêncio sozinho ou recita um mantra, ou não recita um mantra?

Nhat Hanh: Sim. Sentamo-nos sozinhos, sentamo-nos juntos.

Oprah: Com quanto mais pessoas você se sentar melhor?

Nhat Hanh: Sim, a energia coletiva é muito útil. Eu gostaria de falar sobre os mantras que você acabou de mencionar. O primeiro é "Querido, eu estou aqui por você." Quando amamos alguém, o melhor que podemos oferecer é a nossa presença. Como pode amar se você não está presente?

Oprah: Isso é um mantra encantador.

Nhat Hanh: Você olha em seus olhos e diz: "Querida, você sabe de uma coisa? Eu estou aqui para você." Você oferece-lhe a sua presença. Você não está preocupado com o passado ou o futuro, você está lá para o seu amado. O segundo mantra é: "Querido, eu sei que você está aí e eu estou muito feliz." Como você está totalmente presente, você reconhece a presença de seu amado, como algo muito precioso. Você abraça seu amado com atenção. E ele ou ela irá florescer como uma flor. Ser amado significa ser reconhecido como existente. E estes dois mantras podem trazer a felicidade de imediato, mesmo que seu amado não esteja presente. Você pode usar o seu telefone e praticar o mantra.

Oprah: Ou e-mail.

Nhat Hanh: E-mail. Você não tem que praticar em sânscrito ou tibetano você pode praticar na sua própria língua.

Oprah: Querido, eu estou aqui por você.

Nhat Hanh: E eu estou muito feliz. O terceiro é o mantra é praticado quando sua amada está sofrendo. "Querida, eu sei que você está sofrendo. É por isso que estou aqui para você." Antes de fazer alguma coisa para ajudar, sua presença já pode trazer algum alívio.

Oprah: O reconhecimento do sofrimento ou do ferimento.

Nhat Hanh: Sim. E o quarto mantra é um pouco mais difícil. É quando você sofre e acredita que seu sofrimento foi causado por seu amado. Se outra pessoa tivesse feito o mesmo erro, você teria sofrido menos. Mas esta é a pessoa que você ama mais, por isso sofre profundamente. Você prefere ir para seu quarto, fechar a porta e sofrer sozinho.

Oprah: Sim.

Nhat Hanh: Você está ferido. E você quer puni-lo por ter feito você sofrer. O mantra é para superar isto: "Querida, eu sofro. Estou tentando o meu melhor para praticar. Por favor me ajude." Você vai para ele, e pratica assim. E se você puder dizer este mantra, você sofrerá menos de imediato. Porque você não terá mais esse obstáculo entre você e a outra pessoa.

Oprah: "Querida, eu sofro. Por favor me ajude."

Nhat Hanh: "Por favor me ajude."

Oprah: O que aconteceria se ele ou ela não está disposta a ajudá-lo?

Nhat Hanh: Primeiramente, quando você ama alguém, você quer compartilhar tudo com ele. Por isso, é seu dever de dizer, "eu sofro e eu quero que você saiba", e ele vai apreciá-la.

Oprah: Se ele ou ela te ama.

Nhat Hanh: Sim. Este é o caso de duas pessoas que se amam. Seu amado.

Oprah: Tudo bem.

Nhat Hanh: "Eu fui tentar o meu melhor para olhar profundamente para ver se esse sofrimento vem da minha percepção errada e se eu poderia ser capaz de transformá-lo, mas neste caso eu não posso transformá-lo, você deve me ajudar, querido. Você deve me dizer por que você fez uma coisa dessas para mim, ou disse que uma coisa dessas para mim. " Dessa forma, você expressou a sua confiança. Você não quer punir mais. E é por isso que sofre menos de imediato.

(Continua na próxima semana)


Seja Voluntário



Conheça o Planeta Voluntários, um site não governamental, apartidario e ecumênico, criado em maio de 2009 em Londrina, Paraná, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, para levar o serviço voluntariado a auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda. O site conta com uma Rede Social que cruza as informações dos voluntários com as instituições cadastradas, sendo um elo entre elas. Vale a pena conhecer. Se você quer ajudar e não sabe como, pode ser um bom começo.

Erudição x Prática



Certamente [algumas pessoas] sabem o que é importante fazer, mas entre a informação e a ação abre-se um abismo. Esse é o problema do conhecimento abstrato: sem o compromisso de pô-la em prática, a erudição nada mais é que um refúgio para a incompetência.

-Fred Kofman

Décimo Primeiro Treinamento da Ordem Interser - Meio de Vida Correto



Consciente de que grande violência e injustiça têm sido impingidas ao meio ambiente e à sociedade, comprometo-me a não viver com uma vocação que seja prejudicial aos homens e à natureza. Farei o melhor possível para escolher um meio de vida que ajude a realizar o meu ideal de compreensão e compaixão. Consciente da realidade econômica, política e social global, terei comportamento responsável como consumidor e como cidadão, não investindo em empresas que privem outros seres da chance de viver.