Quarta, 24 de março de 2010


Os Cinco Poderes Espirituais (parte 2)



Esta semana te convidamos a estudar os dois poderes espirituais restantes (clique aqui).

O que a maioria das pessoas chama poder, os budistas chamam desejos. Os cinco desejos são a riqueza, fama, sexo, comida refinada, e muito sono. No Budismo, nós falamos dos cinco verdadeiros poderes, cinco tipos de energia. Os cinco poderes são fé, diligência, plena consciência, concentração e insight. Os cinco poderes são a fundação da real felicidade; eles estão baseados em práticas concretas que nós aprenderemos.

Talvez você tenha alguma dificuldade, depressão, medo ou desespero e queira olhar profundamente para a natureza de sua aflição para poder transformá-la. Para isso você precisa de muita concentração que é o quarto poder. O quinto poder, o insight, é uma espada que sem dor corta todos os tipos de sofrimento, inclusive o medo, o desespero, a raiva, e a discriminação.

Vale a pena ler. Após a leitura do texto completo, (clique aqui) participe comentando em nosso blog compartilhando como você pode desenvolver esses poderes em você. Basta clicar aqui.



Entrevista de Thay para Oprah Winfrey (parte 5)



Oprah: Nós estivemos falando sobre consciência, e você mencionou a meditação caminhando. Como isso funciona?

Thay: Enquanto você anda, toca o chão conscientemente, e cada passo pode lhe trazer solidez, alegria e liberdade. Liberdade de seus lamentos sobre o passado e liberdade do seu medo sobre o futuro.

Oprah: A maioria das pessoas quando estão andando pensam sobre aonde tem que ir e o que eles têm que fazer. Mas você diz que isso nos afasta da felicidade?

Thay: Pessoas sacrificam o presente pelo futuro. Mas a vida está disponível somente no presente. É por isso que devemos caminhar de tal forma que cada passo possa nos trazer para o aqui e o agora.

Oprah: E se minhas contas precisassem ser pagas? Eu estou andando, mas eu estou pensando sobre as contas.

Thay: Há um tempo para tudo. Há um momento em que eu me sento, concentro-me sobre o problema das minhas contas, mas eu não iria preocupar-me antes disso. Uma coisa de cada vez. Estamos praticando meditação andando, a fim de curar a nós mesmos, porque andando assim realmente alivia nossas preocupações, as pressões, as tensões em nosso corpo e em nossa mente.

Oprah: Acontece o mesmo para escuta profunda a que você se referiu?

Thay: Escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa. Você pode chamá-la de escuta compassiva. Você ouve apenas com um objetivo: ajudá-la a esvaziar seu coração. Mesmo se ela disser coisas que estão cheias de percepções erradas, cheias de amargura, você ainda é capaz de continuar a ouvir com compaixão. Porque você sabe que uma escuta como essa, dá a essa pessoa a chance de sofrer menos. Se você quer ajudá-la a corrigir a sua percepção, espere por outro momento. Por enquanto, você não interrompe. Você não discute. Se o fizer, ele perde a sua chance. Você apenas ouve com compaixão e o ajuda a sofrer menos. Uma hora assim pode trazer transformação e cura.

Oprah: Eu amo essa idéia de escuta profunda, porque muitas vezes quando alguém vem a você e quer desabafar, é muito tentador começar a dar conselhos. Mas se você permitir que a pessoa só coloque os sentimentos para fora, e, em seguida, em outro momento volta com conselhos ou comentários, essa pessoa teria uma experiência profunda de cura. Isso é o que você está dizendo?

Thay: Sim. Escuta profunda nos ajuda a reconhecer a existência de percepções erradas na outra pessoa e em nós. A outra pessoa tem percepções erradas sobre si e sobre nós. E nós temos percepções erradas sobre nós mesmos e sobre a outra pessoa. E essa é a base para a violência, conflito e guerra. Os terroristas, eles têm percepções errada. Eles acreditam que o outro grupo está tentando destruí-los enquanto religião, enquanto civilização. Então, eles querem nos eliminar, para nos matar antes que possamos matá-los. E o antiterrorista pode pensar muito, da mesma forma que os terroristas. Pensar que eles estão tentando nos eliminar, então temos que eliminá-los primeiro. Ambos os lados estão motivados pelo medo, pela raiva e pela percepção errada. Percepções erradas não podem ser removidas por armas e bombas. Elas devem ser removidas por escuta profunda, o ouvir compassivo e o espaço amoroso.

(Continua na próxima semana)


A Hora do Planeta



!*FIRST_NAME*!, no sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Faça a sua parte, participe, demonstre seu apoio através desse gesto simples, não violento e emblemático.


Meditação: é mais fácil do que parece!



A meditação é uma prática que existe há milhares de anos. E mesmo assim, a maioria das pessoas acha muito difícil sentar e esvaziar a mente. Porque será?

Algumas respostas a esta pergunta podem ser encontradas na matéria que a revista on-line do canal GNT publicou esta semana. Há reflexões de várias pessoas, inclusive minhas e do Vitor Caruso da Sangha de Curitiba. A matéria pode ser lida clicando aqui. Também há uma matéria complemantar com dicas para você começar a meditar (clique aqui).

Claudio Mendes Moraes, Instrutor de Meditação do Instituto Nyingma do Rio de Janeiro, diz na matéria que é bom que o iniciante saiba que não há nenhum lugar a ser alcançado: "A dificuldade talvez esteja no fato da pessoa acreditar que tem que sentar e necessariamente fazer alguma coisa ou chegar a algum lugar. Como parar de pensar, por exemplo, que é o quê muitos crêem. Isto pode se tornar um obstáculo".



Nono Treinamento da Ordem Interser - Fala verdadeira e amorosa



Consciente de que as palavras podem criar sofrimento ou felicidade, comprometo-me a aprender a falar com sinceridade e de maneira construtiva, usando somente palavras que inspirem esperança e confiança. Estou determinado a não mentir por interesse pessoal ou para impressionar pessoas e nem proferir palavras que possam causar divisão ou discórdia. Não divulgarei noticias se não estiver seguro de que sejam verdadeiras, e nem criticarei ou condenarei atos dos quais não esteja seguro. Farei o melhor para denunciar situações de injustiça, mesmo quando elas possam ameaçar minha segurança.