Quinta, 22 de abril de 2010


A Cidade com uma Única Árvore



Imagine uma cidade onde só resta uma única árvore. As pessoas que moram nesta cidade estão mentalmente doentes porque se tornaram muito alienadas da natureza. Finalmente, um médico que mora na cidade, compreende porque as pessoas estão ficando doentes e prescreve a cada um dos seus pacientes a seguinte receita: “você está doente porque está desligado da Mãe Natureza. Toda manhã, pegue um ônibus, vá até a árvore no centro da cidade e a abrace por quinze minutos. Olhe para a linda árvore verde e cheire a sua fragrante casca.”

É assim que Thich Nhat Hanh começa o texto (clique aqui) que sugerimos para leitura essa semana. Thay ensina uma lição profunda de interser nos alertando para o que o ser humano vem fazendo com o planeta. Ele ensina que precisamos proteger a integridade ecológica da Terra e de desenvolver uma ecologia da mente. O sentimento de respeito por todas as espécies nos ajudará a reconhecer e cultivar dentro de nós a mais nobre natureza.

Uma lição de ecologia que começa com uma transformação individual. Leia (clique aqui) e tente compreender em profundidade a mensagem tentando usá-la na sua vida.

Depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Excursão para Plum Village



Nossa querida Lucia Brandão está planejando levar um grupo de brasileiros para passar 01 ou 02 semanas em Plum Village (monastério de Thich Nhat Hanh na França), durante o delicioso RETIRO DE VERÃO. (Atenção: o verão é na França, portanto o retiro será em JULHO deste ano). Será uma ótima oportunidade de termos um grupo de brasileiros compartilhando Plum Village juntos! Se tiverem interesse ou souberem de outros interessados, entrem em contato direto com a Lucia, através do email:bramo@uol.com.br.

É uma oportunidade para quem não fala inglês nem francês usufruir de um retiro ao lado de Thich Nhat Hanh. Não perca a oportunidade.

Entrevista de Thay para Oprah Winfrey (parte 7)



Oprah: Agora eu vou fazer algumas perguntas acerca da vida monástica.
Você se exercita para manter a forma?

Thay: Sim. Temos os dez movimentos conscientes. Nós fazemos meditação andando a cada dia. Praticamos a alimentação consciente.

Oprah: Você é vegetariano?

Thay: Sim. Vegetariano. Completo. Não usamos mais produtos de origem animal.

Oprah: Então você não iria comer um ovo.

Thay: Nem ovo, nem leite, nem queijo. Porque nós sabemos que a alimentação consciente pode ajudar a salvar nosso planeta.

Oprah: Você assiste televisão?

Thay: Não. Mas eu estou em contato com o mundo. Se alguma coisa realmente importante acontecer, alguém vai me dizer.

Oprah: Isso é o que eu sinto!

Thay: Você não tem que ouvir ao noticiário três vezes ao dia ou ler um jornal após o outro.

Oprah: Isso mesmo. A vida de um monge é uma vida celibatária, correto?

Thay: Sim.

Oprah: Nunca teve problemas com a idéia de não casar ou não ter filhos?

Thay: Um dia quando eu estava em meus 30 anos, eu estava praticando meditação em um parque na França e vi uma jovem mãe com um bebê lindo. E num piscar de olhos eu pensei que se eu não fosse um monge, teria uma esposa e um filho assim. A idéia durou apenas um segundo. Eu superei isso muito rapidamente.

Oprah: Isso não era a vida para você. E por falar em vida, e sobre a morte? O que acontece quando morremos, em que você acredita?

Thay: A pergunta pode ser respondida quando você pode responder a esta: o que acontece no momento presente? No momento, você está produzindo pensamentos, palavras e ação. E eles continuam no mundo. Cada pensamento que você produzir, qualquer coisa que você disser, qualquer ação que você fizer, leva sua assinatura. Ação é chamada karma. E essa é a sua continuação. Quando este corpo se desintegra, você continua com suas ações. É como a nuvem no céu. Quando a nuvem não está mais no céu, ele não morreu. A nuvem continua sob outras formas, como chuva ou neve ou gelo. Nossa natureza é a natureza de não-nascimento e não-morte. É impossível para uma nuvem para passar de ser a não-ser. E isso é verdadeiro para as pessoas amadas. Eles não morreram. Eles continuaram em muitas novas formas e você pode olhar profundamente e reconhecê-los em você e ao seu redor.

Oprah: É isso que você quis dizer quando escreveu um dos meus poemas favoritos, "Chame-me por meus verdadeiros nomes "?

Thay: Sim. Quando você me chama europeu, eu digo sim. Quando você me chamar de árabe, eu digo "sim". Quando você me chamar de preto, eu digo sim. Quando você me chama de branco, eu digo sim. Porque eu estou em você e você em mim. Nós temos que inter-ser com tudo em no cosmos.

(Continua na próxima semana)


Não Acredite



Você precisa ser criticamente vigilante. Questionar cada premissa, desafiar o conhecimento convencional e nunca aceitar a verdade de algo só porque todos a consideram óbvia. Não se conformar com a credulidade.

-Albert Einstein

Décimo Segundo Treinamento da Ordem Interser - Reverência pela Vida



Consciente que as guerras e os conflitos causam muitos sofrimentos, estou determinado a cultivar a não violência, a compreensão e a compaixão em minha vida diária, promovendo a educação para a paz, a mediação plenamente consciente e a reconciliação dentro das famílias, comunidades, nações e no mundo. Estou determinado a não matar e a não deixar que outros matem. Praticarei diligentemente a observação profunda junto à minha Sangha para descobrir maneiras melhores de proteger a vida e evitar a guerra.