Quinta, 1 de julho de 2010


Perdão e Tentação



Uma das práticas mais libertadoras presente em todas as tradições é o perdão. O perdão nos deixa leves, deixa o passado ir e olhando em profundidade é também uma prática de desapego. É o deixar ir da nossa raiva, ressentimento, ódio. O perdão acaba beneficiando mais quem perdoa do que quem é perdoado.

Thich Nhat Hanh no texto selecionado(clique aqui) comenta os dois últimos versos da oração do Pai Nosso, uma das orações principais do cristianismo. Esses dois versos falam sobre perdão e tentação. Thay olha esses dois versos a partir do ponto de vista de um mestre budista. É bastante enriquecedor, não deixe de ler.

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.



Caça as Baleias



Agora mesmo a Comissão Baleeira Internacional (IWC) está se reunindo no Marrocos para a votação final que poderá legalizar a caça comercial às baleias pela primeira vez em uma geração.

O resultado depende de quais vozes serão ouvidas de forma mais clara nos momentos finais: o lobby pró-caça ou cidadãos do mundo.

Mais de 1 milhão de pessoas já assinaram a petição para proteger as baleias – é hora de conseguir 1,5 milhão! A equipe da Avaaz já esta no Marrocos colocando outdoors, anúncios de primeira página em jornais e um marcador gigante mostrando as assinaturas na petição. Tudo para garantir que os delegados, desde o momento em que descerem do avião até a hora da votação, vejam a nossa mensagem que o mundo não aceitará um massacre de baleias. Clique aqui para assinar

Graças a um chamado global, muitos governos já se comprometeram a irem contra a proposta. Cada vez que a petição da Avaaz ganhou 100.000 nomes, ela foi enviada para a Comissão Baleeira Internacional e governos chave. Alguns, como a Nova Zelândia agradeceram todos nós que assinamos.

Mas a pressão do outro lado é incansável. Outros governos, especialmente na Europa e América Latina podem se abster... ou até mesmo apoiar a proposta. Portanto, o resultado da votação é ainda incerto.

Prêmio Nobel da Paz



Desde fevereiro, o querido Mestre Zen Thich Nhat Hanh foi indicado ao prêmio Nobel da Paz. Neste momento, sua contribuição pode ser importante para que o reconhecimento de tantos anos de trabalho pela paz seja referendado. Você pode contribuir, conseguindo o maior número de amigos a escrever uma carta para o Comitê em Oslo.

Alguns aspectos do trabalho de Thich Nhat Hanh (temas) que são interessantes à Premiação de Nobel da Paz e que devem ser destacados na carta podem ser enconrados em http://www.pazacadapasso.org

Abaixo, o endereço para envio:

The Norwegian Nobel Peace Prize Committee
The Norwegian Nobel Institute
Henrik Ibsens gate 51
NO-0255 OSLO
NORWAY



Ego



Quando nos protegemos fortemente, nosso sofrimento também é muito forte. Se o ego ou o casulo se tornar mais leve, o sofrimento também será menor. O ego é como uma pessoa bem gorda tentando passar por uma porta muito estreita. Quando há muito ego, nós nos sentimos sempre pressionados, cutucados e irritados por tudo o que acontece e, quando acontece algo que não nos pressiona, cutuca ou irrita, nós nos aferramos desesperadamente a isso e desejamos que não acabe nunca. Então sofremos ainda mais, em consequência do apego a nós mesmos.

- Pema Chödrön



Aprende a ouvir a voz que está dentro de ti



A Verdade não está muito distante, pois está sempre presente. Não é algo a ser alcançado, pois nenhum de teus passos leva para longe dela.

Não sigas as idéias dos outros, mas aprende a ouvir a voz que está dentro de ti mesmo. O teu corpo e mente estão se tornando claros e realizarás a unidade com todas as coisas.

A tua busca entre livros, palavra por palavra, pode te levar às profundezas do conhecimento, mas não é o caminho para receber as reflexões de teu verdadeiro ser.

Quando tiveres jogado fora todas as tuas idéias referentes à mente e ao corpo, a verdade original aparecerá. O zen é simplesmente a expressão da verdade; por isso o anseio e o esforço não são as verdadeiras atitudes do zen.

- Mestre Zen Dogen



AVISO



Caso haja jogo da seleção brasileira na 3a feira, dia 6 de julho, excepcionalmente não heverá prática da Sangha Viver Consciente.