Quinta, 10 de junho de 2010


2o. Treinamento



A exploração, a injustiça social e o roubo existem sob muitas formas. A opressão é uma forma de roubo que causa muito sofrimento tanto no Primeiro quanto no Terceiro Mundos. A partir do momento em que fizermos o voto de cultivar a brandura, nascerá dentro de nós a gentileza amorosa e faremos todo esforço para acabar com a exploração, a injustiça social, o roubo e a opressão

Thich Nhat Hanh no texto (clique aqui) explica o 2o. Treinamento da atenção Plena, a Verdadeira Felicidade. A base desse 2o. Treinamento é a generosidade, a intenção e a capacidade de trazer alegria e felicidade a outra pessoa ou ser vivo.

Consciente do sofrimento causado pela exploração, injustiça social, roubo e opressão, eu me comprometo a praticar a generosidade no meu modo de pensar, de falar e de agir. Estou determinado a não roubar e a não possuir nada que porventura pertença a outros, e a compartilhar meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que precisam. Praticarei a observação profunda para ver que a felicidade e o sofrimento dos outros não estão separados da minha própria felicidade e sofrimento. Praticarei para ver que a verdadeira felicidade não é possível sem compreensão e compaixão – e que buscar riqueza, fama, poder e prazeres sensoriais podem gerar muito sofrimento e desespero. Estou consciente de que a felicidade depende da minha mente e não de condições externas, e que posso ser feliz no momento presente, bastando me lembrar de que já possuo todas as condições para isso. Eu me comprometo a praticar o Meio de Vida Correto de forma a reduzir o sofrimento dos seres vivos na Terra e, especialmente, reverter o processo de aquecimento global.

Leia (clique aqui) e pratique no seu dia a dia. Depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.



Operação Sorriso





Cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina, nos dias 6 e 7 de agosto, a partir de 8h no Hospital do Fundão. Divulgue!

Lidando com a dor



Quando nossos pacientes praticam apenas o "ficar com a dor", seu relacionamento com essa dor pode se alterar drasticamente porque a aceitam conscientemente com o intuito de mudar - não como "dor", mas sim como mera sensação a ser enfrentada pelo que é, embora contenha elementos desagradáveis (...), em vez de ficar aprisionado pensando nela e tentando fazê-la desaparecer. Muitas vezes, sem nenhuma tentativa de livrar-se dela, a dor pode com o tempo arrefecer, não raro de maneira impressionante.

Em geral quando você sente que tem um problema "externo" a solucionar e não vê ou não quer ver nenhuma relação possível entre "você próprio" que tenta solucioná-lo e a verdadeira natureza do problema, acaba por não examiná-lo acuradamente, em sua inteireza. Como consequência, você poderá estar, de maneira involuntária, contribuindo para eternizar a situação indesejada, impedindo-a de evoluir e talvez dissipar-se.

- Dr. Jon Kabat-Zinn


Ausência de Significados



Tu, MÍSTICO, vês uma significação em todas as cousas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma cousa oculta em cada cousa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra cousa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as cousas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma cousa é não significar nada.
Ser uma cousa é não ser susceptível de interpretação.

- Fernando Pessoa