Quarta, 21 de julho de 2010


Bat Nha - Um Koan



Bat Nha é o monastério que depois da volta de Thich Nhat Hanh ao Vietnã passou a praticar de acordo com a tradição de Plum Village. O impacto das visitas do Thay ao Vietnã foi tão grande que em pouco tempo 400 jovens já eram monges. Um crescimento muito grande e contínuo. Milhares de dólares foram enviados por doadores internacionais para reformar e ampliar o monastério.

Inesperadamente de junho a setembro do ano passado uma onda de violência se iniciou contra o monastério. Policiais a paisana se passando por populares agrediam monges, quebravam janelas e em seguida o governo deu um ultimato aos monges. Teriam que abandonar o monastério e a prática budista sob pena de serem presos. Os monges deram uma lição de estabilidade, paz e compaixão durante todo o episódio e mesmo sofrendo uma brutal injustiça, não cederam e não reagiram à violência.

Thay no texto sugerido (clique aqui) coloca toda essa questão como um koan. Um koan é um dispositivo de meditação, um tipo especial de charada zen. Os koans são resolvidos não com o intelecto, mas com a prática da consciência plena, concentração e insight. Um koan não consegue ser resolvido através de argumentações intelectuais, lógica ou razão, nem através de debates. Thay nos dá orientações diretas para ajudar na prática da contemplação profunda do caso Bat Nha. A técnica que ele nos mostra pode ser usada para outros koans de nossa vida.

Leia (clique aqui) e depois se quiser divida seus insights sobre Bat Nha em nosso blog. Basta clicar aqui.

Para mais informações sobre Bat Nha clique em:

http://www.viverconsciente.com/
http://helpbatnha.org
http://www.hrw.org/

Retiro & Meditação com Enio Burgos



LOCAL: Editora Bodigaya, em São Francisco de Paula. Rua Dom Pedro II, 109 - Centro - Porto Alegre.

QUANDO: 04 e 05 de setembro de 2010 (com início as 09 horas de sábado e encerramento as 11 horas de domingo).
VALOR: R$ 110,00 (cento e dez reais) - com pernoite no local e alimentação bem leve - tipo "regime".


INSCRIÇÃO: para inscrever-se, basta enviar e-mail solicitando a inscrição para bodigaya@bodigaya.com.br, contendo seus dados (nome, endereço e fone para contato), bem como a cópia do depósito efetuado.
DADOS PARA O DEPÓSITO: Banco do Brasil - agência 0180-5, cc: 6367-3 em nome da Editora Bodigaya.


Momento Presente, Momento Maravilhoso



(Em certos momentos de sua vida) “você pode pensar: Esta é uma situação desagradável. Eu devo ir para algum outro lugar. E eu vou de lugar em lugar vagando como um filho pródigo. Quando você percebe sua própria capacidade de ser feliz em qualquer lugar, você pode colocar suas raízes no momento presente. Você pode tomar quaisquer que sejam as condições do momento presente para fazê-las a fundação de sua vida e de sua felicidade. Quando o sol está brilhando, você está feliz. Quando está chovendo, você também está feliz. Você não precisa ir a lugar nenhum. Você não precisa viajar para o futuro ou retornar ao passado. Tudo no momento presente pertence ao seu verdadeiro lar. Todas as condições para a felicidade estão aqui. Você tem somente que tocar as sementes da felicidade que já estão em você.

Quando você entra em um jardim bem cuidado e vê uma rosa bela e nova, você quer apanhá-la. Mas, para fazer isso, você tem que tocar alguns espinhos. A rosa está lá, mas os espinhos também estão. Você tem que descobrir um modo de ver onde estão os espinhos para que você consiga apanhar a rosa. Nossa prática é igual. Não diga que porque há espinhos você não pode ser feliz. Não diga que, porque ainda há raiva e tristeza em seu coração, você não pode aproveitar absolutamente nada. Você tem que saber como lidar com sua raiva e tristeza para que você não perca as flores da alegria.

Não é necessário fugir ou abandonar nosso presente lar e procurar um lar ilusório, um tão-chamado paraíso, que é realmente apenas uma sombra da felicidade. Quando nós produzimos fé, energia, plena atenção (ou mente plena), concentração e discernimento (os 5 poderes espirituais) em nossa ‘usina de energia’, nós percebemos que nosso lar verdadeiro já está cheio de luz e poder.”

- Thich Nhat Hanh (Traduzido por Ernesto de Abreu Valle do livro "The Heart of Buddha’s Teaching")



Koan



Achas que podes tomar o universo
E melhorá-lo?
O universo é sagrado,
Não podes aperfeiçoá-lo.
Na busca do conhecimento, diariamente alguma coisa se adquire.
Na busca do Tao, diariamente alguma coisa é abandonada.
Cada vez fazemos menos
Até alcançar a não-ação.
O Tao reside no não-fazer
E, no entanto, nada deixa de ser feito.

- Lao Tsé