Quinta, 16 de setembro de 2010


Não se perca no futuro



Quantas vezes você se pegou angustiado com a possibilidade que algo aconteça no futuro? Esse sentimento às vezes pode ter sido tão forte que o presente não existia mais. As pessoas, as coisas, tudo ao redor era invisível aos seus olhos e apenas aquela possibilidade futura ocupava toda a sua mente.

Às vezes é o presente que está muito difícil e nos jogamos no futuro com a esperança que talvez amanhã seja melhor. Às vezes nos esquecemos que o futuro é feito do presente e se não cuidarmos do presente não haverá futuro melhor.

No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que se investirmos nossa mente no futuro, não teremos energia mental suficiente para encarar e transformar o presente. Naturalmente temos o direito de fazer planos para o futuro, mas fazer planos não significa ser varrido por sonhos, devaneios. Enquanto estamos fazendo planos, nossos pés devem estar firmemente plantados no presente. Só podemos criar o futuro da matéria prima do presente.

Leia o texto (clique aqui) e se possível divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Dia Mundial Sem Carro



Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram (e praticam) o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.

A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades e dos gases de efeito estufa emitidos), ou mesmo, se possível, em substituí-lo por outro meio de transporte.

Várias prefeituras do Brasil aderiram e nesse dia haverá vagas de estacionamento restritas em vários pontos dessas cidades. No dia 22 de setembro deixe seu carro na garagem e use outro transporte para se locomover. É uma forma de praticar o Quinto Treinamento de Plena Consciência (Consumo Consciente). O planeta agradece.



Aniversário da Sangha do Méier



Dia 2 de setembro foi comemorado os 2 anos da Sangha do Méier, no Rio de Janeiro. Parabéns a toda Sangha e em especial ao Marco Sampaio que fundou e é o coordenador do grupo. As práticas da Sangha acontecem todas as 5a feiras as 17:30hs na Rua Oldegard Sapucaia n.6 grupo 201 e 203 (estação Méier).




Sofrimento dos Animais



A revista Veja publicou recentemente uma matéria sofre o sofrimento imposto aos animais nas fazendas "industriais" para aumentar a produtividade. Tratando os animais como se não fossem seres vivos que sofrem, impõe a estes condições desprezíveis. Esse tipo de produção se iniciou depois da Segunda Guerra Mundial e hoje é predominante, o que tem sido a causa de muitas doenças (gripe aviária, gripe suína, etc). Os que comem estes animais são cúmplices, afinal só existe esse modo de produção porque existem aqueles que compram. Pense nisso na próxima vez que for ao supermercado. Você quer ser cúmplice e impor esse sofrimento brutal aos pobres animais?

A cada semana traremos algumas informações desta matéria para você se informar. Hoje falaremos sobre os frangos e ovos.




Circuito de Feiras Orgânicas no Rio



No Rio de Janeiro há uma nova opção saudável e acessível de se alimentar. O Circuito das Feiras Orgânicas leva os fazendeiros orgânicos diretamente às praças com alimentos bonitos, saudáveis e com preços muito mais baratos dos que os encontrados nos supermercados. Podem ser encontradas legumes, verduras, frutas e ovos que não usam agrotóxicos nem impõe sofrimentos aos animais.

Sucesso de público e crítica no Bairro Peixoto, em Copacabana (sábados, das 8h às 14h), e na Praça Nossa Senhora da Paz (terças-feiras, também de 8h às 14h), em Ipanema, o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas chegou este mês ao Leblon e ao Jardim Botânico. Já é possível comprar alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, diretamente do produtor. No Leblon a feira acontece todas as quintas-feiras, na Praça Antero de Quental, de 8h às 14h. No Jardim Botânico acontece aos sábados, na praça da Igreja São José, na Lagoa, em frente ao Colégio de Aplicação da UFRJ, também de 8h às 14h.

Realizado pela Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro – ABIO, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – SEDES, o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas reúne 41 produtores fluminenses, dos quais oito atuam como empreendedores individuais e 33 em grupos de economia solidária, Juntos, eles oferecem 75 diferentes frutas e hortaliças, além de café, ovos, queijos pães, bolos, compotas, geléias e mel, tudo fresquinho, produzido sem adubos químicos e sem conservantes. O meio ambiente agradece.

Inaugurado em maio deste ano, o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas implantou um novo padrão de comércio na cidade, com feiras intencionalmente pequenas, de até 35 barracas, silenciosas, bem sinalizadas, e com feirantes uniformizados. Nelas não há espaço para ambulantes e não se vende peixes nem carnes in natura. O ambiente é limpo, apoiado por banheiros químicos, e os preços, sempre visíveis, são cerca de 35% inferiores aos dos orgânicos à venda nos supermercados.

Eu sou cliente e recomendo.


Sem raiva



O desejo de ferir o outro vem em última análise do medo. Não violência requer que você veja seus próprios medos e que você os entenda e os possua. Possuí-los significa ser responsável por eles. Ser responsável significa não deixar o medo ditar completamente sua visão e olhar. Apenas a plena consciência de seus apegos e rejeições e uma disposição de agarrar firmemente esses estados mentais, embora dolorosos de encarar, podem nos libertar deste círculo de sofrimento.

Porém sem uma prática diária, esses ideais elevados tendem a sucumbir ao auto-interesse.

- Jon Kabat-Zinn