Quarta, 11 de agosto de 2010


Cuidando do Ambientalista



Muitos de nós têm desejos altruístas de melhorar a sociedade tanto no aspecto social, diminuindo as desigualdades e a pobreza, quanto no aspecto ambiental, empreendendo ações de proteção da Terra e de recuperação do meio-ambiente. O que o corre muitas vezes é que por não termos paz interior, nossa ações mesmo buscando os melhores objetivos carregam raiva, desespero e medo.

No texto desta semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que só intelecto não é suficiente para guiar uma vida de ação compassiva. Para influenciar efetivamente o futuro do nosso mundo precisamos ter insight para não sermos mais aprisionados pelas inúmeras situações difíceis. Quando mudamos as nossas vidas diárias – o nosso modo de pensar, falar e agir – mudamos o mundo. Sem paz e felicidade não podemos tomar conta de nós mesmos, de outras espécies, ou do planeta. É por isso que a melhor forma de cuidar do ambiente é cuidando do ambientalista.

Se a raiva diante da injustiça é o que usarmos como a fonte de nossa energia, poderemos fazer algo prejudicial, algo que mais tarde vamos nos arrepender. De acordo com o Budismo, compaixão é a única fonte de energia que é útil e inofensiva. Com compaixão sua energia nasce do insight, não é energia cega.

Aprenda com o texto (clique aqui) divida seu insight em nosso blog. É muito importante para o aprendizado coletivo. Basta clicar aqui.



VIII Congresso de Meditação em Curitiba






Sangha Viver Consciente Ano 4





A Sangha é a comunidade que apoia a correta ação de forma que possamos ter uma boa continuação no futuro. Os obstáculos que surgem na Sangha não são um problema. São uma oportunidade para praticarmos, uma oportunidade para melhorar.

- Thich Nhat Hanh (durante o retiro de Verão de 2010 em Plum Village)


Ano3

Ano 2

Ano 1


Despertar



Essa é a maneira do mundo
Você nunca pode saber
Onde simplesmente colocar toda sua fé
E como ela vai crescer?

Vou despertar
Queimando buracos negros em memórias escuras
Vou despertar
Transformando os erros em ouro

Essa é a passagem do tempo
Muito rápido para dobrar
De repente engolido por sinais
Olho e contemplo

Vou despertar
Encontrar minha direção magneticamente
Vou despertar
Jogar a minha carta na manga

- Eddie Vedder (música do filme "Na Natureza Selvagem")



Tempo de vida



A coragem está enraizada no aqui e no agora. Nelson Mandela desconfia de tudo que não possa tocar, e durante anos evitou qualquer referência ou dependência a um poder superior. Confiou em seus companheiros, não em uma divindade distante. Ele não reza; ele pondera e então age. Para os que dizem que tudo acontece por uma razão, ele responde que nós somos a razão e aqueles que fazemos as coisas acontecerem. Não há destino que molde nosso fim, nós mesmos o moldamos.

- Richard Stengel (do livro "Os caminhos de Mandela")