Quarta, 18 de agosto de 2010


Métodos para cultivar os hábitos da felicidade



Os bons praticantes adquirem a habilidade de produzir felicidade para suas vidas. Parece inacreditável, mas é isso que percebemos nos grandes mestres e praticantes diligentes. Como eles conseguem isso?

No texto desta semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh explora um dos métodos ensinados pela tradição budista. São as Três Concentrações: a vacuidade, a insubstancialidade dos sinais e a ausência de objetivos. Nenhuma dessas concentrações são filosofias ou noções que devamos nos aprisionar. São instrumentos para produzir insight, a visão, que tem o poder de nos motivar, transformar, uma importante descoberta que tem o poder de nos trazer felicidade.


Leia e busque praticar (clique aqui) e sendo generoso divida seu insight em nosso blog. É muito importante para o aprendizado coletivo. Basta clicar aqui.



Fotos de Plum Village



Este ano passei uma semana em Plum Village, durante o retiro de verão. Foi uma experiência transformadora, muito pessoal e única. A intensidade da prática e o ambiente de plena atenção nos levam a níveis grandes de plena atenção, tranquilidade e concentração, que geram insights poderosos. Quem já foi sabe de que estou falando. É uma experiência que eu sempre recomendo, e quem acredita que seu caminho de prática espiritual seja através da plena atenção deveria ir pelo menos uma vez e ter essa vivência. Abaixo algumas fotos dessa minha estadia. Basta clicar para ampliar as fotos.













VIII Congresso de Meditação em Curitiba






Gathas



Os gathas traduzem eventos do cotidiano com palavras que nos ligam com facilidade ao momento presente. Pela poesia e leveza nos estimulam à consciência, atenção plena e pureza do coração. Praticar os gathas é meditar com alegria. A Rose e o Venâncio da Sangha Viver Consciente fizeram alguns gathas que gostaria de compartilhar com você também:

Gatha do Fogo

O sol me alegra e me aquece.
Com seu fogo ele mantém a vida na Terra.
Nas folhas verdes ele realiza a síntese da vida no planeta.
Com sua luz ele afasta as trevas.
Seu espírito ilumina o meu ser.

Gatha da terra

A terra me sustenta e me nutre.
Generosa, ela acolhe todas as formas de vida.
Transformadora, ela é o exemplo da impermanência.




Quem sou eu?



Se olharmos para nós mesmos veremos nossos pais, nossos ancestrais. Quando eu caminho todos os meus ancestrais caminham ao mesmo tempo. Eu carrego todos eles. Suas expectativas, seus sofrimentos estão ainda vivos em cada célula de meu corpo.

Quem sou eu? Eu não sou eu mesmo. Eu sou uma corrente, um córrego, um rio. Eu sou uma continuação de meus ancestrais. Eu sou um perpétuo "tornar-se". Estou sempre me tornando outra coisa. Viver é tornar-se oura coisa. Tornar-se o que? Depende. Depende da maneira como vivemos. O valor de uma pessoa repousa nas suas ações. O modo de viver...este é você.

- Thich Nhat Hanh (Dharma Talk durante o retiro de verão 2010)