Quinta, 26 de agosto de 2010


O Dedo não é a Lua



Os ensinamentos do Buda não são uma doutrina ou uma filosofia. Não é o resultado de um pensamento discursivo ou uma conjectura mental como várias filosofias. Pensamento discursivo e conjecturas mentais, segundo o Buda, são como formigas movendo-se lentamente ao redor da borda de uma tigela – nunca vão a lugar nenhum.

O texto sugerido desta semana (clique aqui) retirado do livro de Thich Nhat Hanh sobre a vida do Buda ensina que os ensinamentos do Buda são o resultado da experiência direta. Você pode confirmá-los pela sua própria experiência. O objetivo não é explicar o universo, mas ajudar a te guiar a como a ter uma experiência direta da realidade. Palavras não podem descrever a realidade. Apenas a experiência direta nos habilita a ver a verdadeira face da realidade.


Um texto que resume os ensinamentos (clique aqui) e se possível divida seu insight em nosso blog. É muito importante para o aprendizado coletivo. Basta clicar aqui.



Templo On Line



Desde agosto desse ano Plum Village está transmitindo vários Dharma Talks de Thay ao vivo pela internet. Para os que entendem inglês é uma excelente oportunidade de estar ouvindo simultâneamente uma palesra de Thay como se estivesse em Plum Village, Londres, Califórnia, ou outra parte do mundo onde esteja havendo um retiro liderado por ele. Também há disponíveis palestras recentes em vídeo como a do recente retiro em Londres.

Eles chamam esta iniciativa de Templo On line e o link é http://stream.pvweb.org/

Você pode acessar também a página de Thay no Facebook em http://www.facebook.com/thichnhathanh?v=wall, onde há notícias, fotos, eventos, comentários da rede de simpatizantes entre outras coisas. vale a pena conferir.


Meditar






Provérbio Chinês



O tempo que se passa rindo é um tempo que se passa com os deuses.


Maitri



Maitri é a capacidade de oferecer entendimento. Primeiramente você precisa de maitri para si mesmo. Quando você não pode entender não pode amar. Entender seu próprio sofrimento para ver as suas raízes, sua natureza. Se não entender seu próprio sofrimento, não pode entender o sofrimento do seu parceiro. Volte a si mesmo. Tente entender a si mesmo. O caminho será revelado para você. Como uma luz, primeiro ilumine-se e então ilumine os outros.

- Thich Nhat Hanh (Dharma Talk durante o retiro de verão 2010)