Quarta, 17 de novembro de 2010


Segundo, Terceiro e Quinto Mantras



Você sabe o que é um mantra? Com certeza já ouviu muito essa palavra por aí mas será que você conhece realmente seu significado? Mantra é uma frase, uma fórmula, que pode ser pronunciada em qualquer língua. Não precisa ser sânscrito ou tibetano. Essa frase deve ser uma prática, ou algo com significado e ela pode ter poder, mas seu segredo é que deve ser pronunciada com toda plena consciência. Sem plena consciência não terá efeito nenhum. O poder do mantra é sobre você mesmo.

Thich Nhat Hanh ao longo de sua vida desenvolveu cinco mantras. No texto dessa semana ( clique aqui ) ele nos ensina o segundo, o terceiro e o quinto mantras. No segundo mantra "Querida, eu sei que você está presente e eu estou muito feliz", reconhecemos a pessoa amada como existente, presente. O terceiro mantra é "Querida sei que você sofre e é por isso que estou aqui". Nessa prática damos nossa presença, que é o que temos de mais valioso, para aqueles que amamos quando reconhecemos o sofrimento neles. No quinto mantra:"Este é um momento de felicidade", reconhecemos a felicidade como presente. Estamos presentes naquele momento e percebemos que é um momento único, um momento feliz.

Leia o texto (clique aqui), aprenda os mantras depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Clipe da Música "Cheguei"



Veja no link abaixo clipe para a música "Cheguei". Essa música é um Gatha para praticarmos meditação caminhando, ou para qualquer outro momento onde nos sentimos desconectados, perdidos no futuro ou no passado. Ao repetirmos a letra podemos nos lembrar de chegar no aqui e agora que é nossa verdadeira casa. O único momento que podemos viver. Nesse momento podemos ficar seguros e ao viver intensamente o momento presente podemos nos libertar das ansiedades do futuro e dos lamentos do passado.

Desfrute.

http://www.youtube.com/watch?v=6SK1gIXExK0


Curso com Ênio Burgos





Clique sobre a imagem para ampliar.


Alan Wallace no RS





Clique sobre a imagem para ampliar.


Estrada



A estrada mais longa que você percorrerá é a jornada sagrada de sua cabeça ao seu coração.

- Phil Lane (índio americano)


Cuidado com a Terra



O homem branco nunca teve cuidado pela Terra, pelo cervo ou pelo urso. Quando nós índios matamos um animal, comemos tudo. Quando cavamos raízes fazemos buracos pequenos. Quando construímos casas, fazemos buracos pequenos. Quando queimamos grama por causa dos gafanhotos, não arruinamos as coisas. Sacudimos a castanheira e as nogueira. Não cortamos as árvores. Apenas usamos madeira morta. Mas o homem branco esburaca o chão, corta as árvores, mata tudo.

As árvores dizem: "Não. Está doendo. Não me machuque." Mas eles derrubam e cortam tudo. O espírito da Terra os odeia. Eles derrubam violentamente as árvores e a perturbam nas suas profundezas. Eles serram as árvores. Isso as fere. Os índios nunca ferem nada, mas os homens brancos destróem tudo.

Eles derrubam pedras e as espalham no chão. As pedras dizem, "Não. Você está me machucando." Mas o homem branco não presta atenção. Quando os índios usam pedras, pegam as pequenas e redondas para cozinhar...Como pode o espírito da Terra gostar dos homens brancos?...Em todo o lugar que o homem branco tocou, está doendo.

- Ancião Índio Wintu da Califórnia