Terça, 2 de novembro de 2010


Primeiro Mantra



Você sabe o que é um mantra? Com certeza já ouviu muito essa palavra por aí mas será que você conhece realmente seu significado? Mantra é uma frase, uma fórmula, que pode ser pronunciada em qualquer língua. Não precisa ser sânscrito ou tibetano. Essa frase deve ser uma prática, ou algo com significado e ela pode ter poder, mas seu segredo é que deve ser pronunciada com toda plena consciência. Sem plena consciência não terá efeito nenhum. O poder do mantra é sobre você mesmo.

Thich Nhat Hanh ao longo de sua vida desenvolveu cinco mantras. No texto dessa semana ( clique aqui ) ele nos ensina o primeiro deles:"Querida, eu estou aqui para você". Eu estou aqui para você significa me ofereço a você como um presente porque tenho frescor, amor e entendimento suficientes. E isso é o que eu tenho de melhor, eu mesmo. O fato é que quando você ama alguém, o melhor presente que você pode dar a ela é sua presença. Mas essa presença tem que ter qualidade. Porque se você estiver com raiva ou violento, sua presença não terá qualidade, não será uma boa oferenda.

Leia o texto (clique aqui), aprenda a praticar com esse mantra e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Músicas de Plena Consciência



Na tradição de Plum Village a música está sempre presente. Sempre cantamos. Antes dos ensinamentos, antes das caminhadas, cantamos para desfrutar de nossa presença juntos. São canções que inspiram, são canções de prática. As letras sempre nos remetem a ensinamentos ou nos lembram de viver o Dharma. Em geral as canções estão disponíveis em inglês, mas ao longo do tempo várias pessoas foram traduzindo ao português algumas delas. Faltava o registro para que todos pudessem ouvi-las.

Foi por isso que a Sangha Viver Consciente desenvolveu este projeto. Duas praticantes da Sangha, Gisele Tigre e Oriana Brás, se dispuseram a gravar as músicas que já cantávamos na Sangha. O resultado está disponível para todos gratuitamente. Basta clicar aqui e ouvir as 6 músicas que gravamos. Agradecemos ao Filipe Coury que nos ajudou a produzir e também mixou as músicas.

Espero que você goste!


Aquecimento Global



Se você quiser ter a noção real do gravidade do problema do aquecimento global, veja esta matéria (Clique aqui) de Sônia Bridi e Paulo Zero que foi veiculada no Fantástico. Nesse episódio eles foram à Groenlândia. É assustador. Tome consciência deste problema. Faça algo. Mude seus hábitos. Faça isto pelo amor que tem pelos seus filhos e netos. É o que eu faço. Um dia quando meu filho e neto me cobrarem sobre o planeta que deixei para eles eu quero poder dizer: "Filho, eu fiz algo, fiz o máximo que pude." E você, o que dirá?

Fazer algo é uma prática budista. A partir da consciência da interdependência de tudo o que há, como dito pelo Buda, fazemos algo. Isto é budismo engajado. Não basta ler livros.


Vamos agir?



A lição já sabemos de cor
Só nos falta aprender

- Beto Guedes


Como mudar?



Sistemas sejam educacionais ou políticos não mudam misteriosamente, eles são transformados quando existe uma mudança fundamental em nós mesmos. O indivíduo é de suma importância, não o sistema, e enquanto o indivíduo não entender o processo total dele mesmo, nenhum sistema, seja de esquerda ou de direita, poderá trazer ordem ou paz ao mundo.

- Krishnamurti