Sexta, 1 de abril de 2011


Bodhicitta



No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que quando somos capazes de construir nossa Sangha, para achar nosso verdadeiro lar e nosso nome verdadeiro, e também despertar a sabedoria da não-discriminação, a energia da bodhicitta se torna viva dentro de nós. Bodhicitta é a palavra sânscrita que significa mente do amor, a mente do despertar. Bodhi é despertar e Citta é mente. Bodhicitta é o desejo profundo de viver nossa vida de maneira bonita e ser uma luz para os outros de maneira que também vivam de forma bonita. Estamos conscientes de todos os nossos ancestrais praticando conosco.

Sabemos que estamos conectados a todas as coisas vivas. Com esta consciência nosso sofrimento não nos devasta. Pelo contrário, nos dá mais compaixão pelos outros. A cada vez que ficamos atentos, somos um Buda. Na verdade, todos podem ser um Buda...pelo menos por alguns minutos! Quando estamos refrescados, quando estamos amáveis, quando não estamos com raiva, quando podemos sorrir, somos muito parecidos com um Buda. Nesse exato momento, a maioria de nós é um Buda em tempo parcial, mas é possível aprender como se tornar um Buda em tempo integral.

Após ler o texto (clique aqui) divida conosco seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Indústria chinesa deve cortar intensidade de CO2 em 18% até 2015



As empresas industriais chinesas serão forçadas a cortar sua intensidade de carbono e de energia em 18% nos próximos cinco anos, de acordo com metas obrigatórias anunciadas nesta segunda-feira.

A meta é maior do que o planejado anteriormente, pois se esperava que as indústrias cortassem a intensidade de carbono e de energia – a quantidade por unidade de valor agregado industrial – em 16% entre 2011-2015, afirmou a agência oficial de notícias Xinhua, citando o Ministro da Indústria e Tecnologia da Informação.

Só nesse ano, a indústria chinesa terá que cortar os níveis de intensidade de carbono e de energia em mais de 4%, disse a Xinhua.

Os setores industriais também serão forçados a reduzir o uso de água em 30% até o final de 2015, e devem ainda aumentar as taxas de reciclagem de lixo sólido para 72% dentro deste período.

A China, a maior emissora de gases do efeito estufa, prometeu cortar a produção de carbono por unidade de PIB em 17% até o final de 2015, e também planeja diminuir a intensidade de energia em 16%. (Fonte: Reuters)

Mude seu olhar



O mundo ao redor continua o mesmo, mas nós mudamos nosso olhar, e isso muda tudo. (...) Nada é fixo, oscilamos constantemente. O ponto mais importante não é o conteúdo das experiências, mas o fato de que, presos em alguma delas, a tomamos como fixa, e também tomamos como fixa a visão de mundo que a acompanha.

- Padma Samten

Momento Presente, Momento Maravilhoso



A vida só está disponível no momento presente.” Este é um ensinamento simples do Buda, mas muito profundo. Se alguém te perguntar: “O melhor momento da sua vida já chegou?” Muitos de vocês provavelmente diriam que o melhor momento da sua vida ainda não aconteceu. Nós todos temos a tendência em acreditar que o melhor momento de nossas vidas não aconteceu ainda, mas que virá muito em breve. Mas se nós continuarmos a viver do mesmo modo, esperando que o melhor momento chegue, então ele nunca chegará.

Você pode acreditar que sua felicidade está em algum outro local, lá adiante, ou no futuro, mas de fato você pode tocar sua felicidade bem agora. Você está vivo. Pode abrir seus olhos, pode ver o brilho do sol, as cores bonitas do céu, a vegetação maravilhosa, seus parentes e amigos a sua volta. Este é o melhor momento da sua vida!

-Thich Nhat Hanh