Quinta, 24 de março de 2011


Ahimsa



A palavra sânscrita ahimsa, usualmente traduzida como não-violência literalmente significa, não ferir ou ser inofensivo. Para praticar ahimsa, primeiramente temos que praticá-la dentro de nós mesmos. Em cada um de nós, há certa quantidade de violência. Dependendo do nosso estado, nossa resposta às coisas será mais ou menos não-violenta.

No texto sugerido desta semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh reflete sobre o que é ser não violento. Ele diz que para praticar ahimsa, primeiramente precisamos aprender a lidar pacificamente conosco mesmos. Se criarmos verdadeira harmonia dentro de nós, saberemos como lidar com a família, amigos e associados. Técnicas são sempre secundárias. O mais importante é se tornar ahimsa, de forma que quando uma situação se apresente, não criaremos mais sofrimento. Para praticar ahimsa, precisamos de gentileza, bondade amorosa, compaixão, alegria e equanimidade direcionadas a nossos corpos, nossos sentimentos e outras pessoas.

A paz real deve ser baseada no insight e entendimento e para isso devemos praticar a reflexão profunda – olhar profundamente dentro de cada ato e cada pensamento da nossa vida diária.

Após ler o texto (clique aqui) divida conosco seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Hora do Planeta



O que é? A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando? Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde? No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Vídeo Oficial
Clique aqui

Jejum



Para alguns o jejum de nada adianta pois, pressupondo que jejuar mecanicamente lhe trará imunidade, banqueteam-se mentalmente com todos os tipos de iguarias, pensando o tempo todo no que irão comer e beber ao término da abstinência.

Jejuns assim não auxiliam no controle da gula e da luxúria. O jejum só é proveitoso quando a mente coopera com a abstinência do corpo, cultivando o desapego pelos objetos que ao corpo são negados.

- Gandhi

Porque estudar?



Não deveríamos estudar o Dharma apenas para nos tornarmos um habilidoso debatedor ou mostrar o conhecimento que temos acumulado. A única razão para estudar o Dharma é para colocá-lo em prática.

-Thich Nhat Hanh