Quarta, 27 de julho de 2011

Ensinamento para Crianças



Sugerimos essa semana que você se delicie com esse texto (clique aqui) de Thich Nhat Hanh retirado de seu romance sobre a vida do Buda - Velho Caminho, Nuvens Brancas. Nele Sidarta ensina para crianças logo após sua iluminação sob a árvore Bodhi.

O texto fala de uma forma extremamente simples e direta sobre um dos fundamentos de nossa prática: viver em atenção plena. Thay também mostra o porquê de se buscar a atenção plena em cada momento da vida. Aproveite esse texto para ter um contato direto com o Buda histórico.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Aniversário de 5 anos da Sangha Viver Consciente



Nessa terça-feira, dia 2 de agosto comemoraremos os 5 anos de práticas da Sangha Viver Consciente. É muito bom olhar para trás e ver quantas pessoas se beneficiaram por causa desse grupo.

O grupo está sempre aberto a todos que querem se juntar a nós, sem nehuma discriminação, sem exigir experiência prévia. Acolhemos a todos os que queiram se aprofundar no estudo e na prática do budismo como ensinado pelo mestre Thich Nhat Hanh com o coração e mente abertos.

Gostaríamos de agradecer a você que nos apoiou e a você que praticou algum dia conosco. Obrigado por suas lições, obrigado pela sua presença. Tenha certeza que nos ajudou. Sabemos como é difícil construir e manter uma Sangha, ficamos muito felizes e orgulhosos de poder ter plantado a semente desse grupo, que floresce em paz e harmonia e de maneira diligente.

Se você estiver no Rio, gostaríamos de te convidar para praticar conosco no dia 2 de agosto às 19:30hs na Rua Jornalista Orlando Dantas 15 casa 2. Venha, pratique conosco nesse dia especial! Assistiremos ao vídeo "Paz a Cada Passo", um documentário sobre Thich Nhat Hanh com legendas em português. Depois faremos um lanche em plena consciência. Vamos festejar!

Workshop Canto Harmônico



Entre os dias 19 e 21 de agosto haverá um workshop de Canto Harmônico no Centro Mandala em Itatiba, SP. Para saber o que é o canto harmônico, clique aqui.

O Workshop será liderado por Katelijn Vanhoutte, uma praticante da tradição de Plum Village e que sempre trabalha como voluntária nos Retiros de Verão nesse monastério na França. O mesmo workshop acontecerá também em Natal entre os dias 26 e 28 de agosto.

O link para mais informações é http://harmonico.wordpress.com/. O workshop é uma co-produção de outros dois praticantes da tradição de Thich Nhat Hanh: O instituto Raiar de Geralda Xavier e o Instituto Caravanserai de Marcelo Andrade.

Não perca essa oportunidade!

Verdadeiro Refúgio



Ao invés de tomar refúgio na noção abstrata de Deus, Buda ou Alá, percebemos que Deus, Buda ou Alá podem ser tocados na nossa respiração e nos nossos passos. Isto soa fácil e todos podem fazer, mas é preciso algum treinamento. A prática de parar é crucial. Como paramos? Paramos ao estarmos conscientes de nossa inspiração, nossa expiração e nossos passos. Nossa prática básica é a respiração atenta e a caminhada atenta.

- Thich Nhat Hanh

Feliz Continuação Sangha Viver Consciente!



Olhe para esta folha de papel. Podemos pensar que o momento de seu nascimento foi quando a pasta se transformou nesta folha de papel. Mas esta folha de papel não nasceu do nada! Se nós olharmos profundamente neste pedaço de papel, vemos que ela já estava lá antes seu “nascimento”, na forma de uma árvore, na forma de água, na forma de sol, porque com a prática de olhar profundamente podemos ver a floresta, a terra, o sol, a chuva, tudo na folha de papel. Assim o denominado “aniversário” da folha de papel é só um “dia de continuação.” A folha de papel já estava lá há muito tempo em várias formas. O “nascimento” da folha de papel é só uma continuação. Não deveríamos nos enganar pelo aparecimento. Sabemos que a folha de papel nunca nasceu realmente. Esteve sempre lá, porque a folha de papel não veio do nada. Do nada, você se torna algo de repente? De ninguém, você se torna alguém de repente? Isso é muito absurdo. Nada pode ser desse modo.

Assim o dia de nosso nascimento é só um dia de continuação e praticar meditação é olhar profundamente em nós mesmos, ver nossa verdadeira natureza. Nossa verdadeira natureza é a natureza de nenhum nascimento e nenhuma morte. Pensamos que nascer significa do nada nos tornamos algo. Essa idéia, essa noção está errada, porque você não pode demonstrar esse fato. Não só esta folha de papel, mas aquela flor, este livro, eles eram qualquer outra coisa antes que tivessem “nascido.” Assim nenhum ser nasce do nada. O cientista francês Lavoisier disse “Rien ne se crée,” nada é produzido. Não há nenhum nascimento. O cientista não é professor de Budismo, mas ele falou exatamente com o mesmo tipo de palavras que são achadas no Sutra do Coração. “Rien ne se crée, rien ne se perd,” nada é produzido, nada morre. A mesma verdade é falada da boca de um cientista.

- Thich Nhat Hanh