Quinta, 14 de julho de 2011

Reconhecendo as causas do sofrimento (parte 1)



Onde estão as causas do seu sofrimento? O que faz esse sofrimento continuar existindo, o que o mantém vivo? Mesmo depois de reconhecer seu sofrimento é necessário identificar o que o alimenta.

Thich Nhat Hanh no texto de hoje (clique aqui) explica os dois primeiros dos quatro nutrientes: os alimentos e as impressões sensoriais. Grande parte de nosso sofrimento resulta do fato de não prestarmos atenção ao que comemos, sejam alimentos seja o que vemos sentimos, cheiramos, etc.

Através do texto (clique aqui) conheça os dois primeiros nutrientes e depois compartilhe seu insight conosco em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro de Verão



Em Plum Village está acontecendo o retiro de verão. No dia 12 de Julho aconteceu a primeira sessão de Perguntas e Respostas. Thay respondeu perguntas de crianças, jovens e de outras pessoas. Como devemos praticar quando ainda estamos presos à idéia de ter uma personalidade separada? Thay é um Buda realizado? Como praticamos para nos perdoar? Como podemos manter nossa prática quando vivemos em um lugar aonde falta compaixão, sem uma Sangha? Como podemos fazer a morte de uma criança antes de nascer fazer sentido? Como podemos achar a felicidade de novo?
O vídeo está em inglês e infelizmente sem legendas.
Para assistir acesse o site clicando aqui.

Solidez



Solidez torna possível a nossa felicidade. Alguém que não é estável, alguém que não é sólido não pode ser uma pessoa feliz. Quando você é sólido, as pessoas podem confiar em você. Quando seu amado é sólido, você pode confiar nele. Portanto solidez é algo que você pode oferecer à pessoa que ama, como o frescor.

-Thich Nhat Hanh

Compartilhando Insights



Estando com crianças, cada um de nós tem momentos importantes de aprendizado e conexão que ficam conosco para o resto de nossas vidas. Eles tornam o trabalho com elas cheio de significado e enriquecedores. Eles nos ensinam muito sobre nós mesmos, nossas percepções e nossas vulnerabilidades.

Às vezes pensamos que como adultos temos sempre que estar no controle e parecer que sabemos o que estamos fazendo. Pensamos que nunca devemos deixar que as crianças nos vejam vulneráveis ou que perdemos nossa autoridade. Mas às vezes milagres podem acontecer quando revelamos nossos sentimentos mais verdadeiros e fraquezas bem no meio do momento presente. Podemos ser verdadeiros a nós mesmos e ao que está acontecendo, deixando ir nossas idéias de como as coisas deveriam ser, abraçando o momento presente, e acreditando que a verdade do momento está bem do jeito que é. Quando este abraço verdadeiro e aceitação ocorrem, algo muda nas crianças e no ambiente coletivo.


-Brother Phap Dung (monge da Trad. Plum Village residente no monastério Deer Park)