Quinta, 8 de setembro de 2011

Impermanência



Impermanência significa que nada permanece o mesmo por dois instantes consecutivos. Parece fácil? De fato não é um conceito difícil de entender mas na vida real na verdade não aceitamos a impermanência como um fato e resistimos contra ela. E por isso sofremos.

No texto (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh ensina que todos nós podemos entender a impermanência com nosso intelecto, mas isto não é, contudo a verdadeira compreensão. Apenas nosso intelecto não nos conduzirá a liberdade. Quando a impermanência se torna nossa experiência diária poderemos obter o verdadeiro insight da impermanência.

Nós também não podemos descobrir o insight da impermanência por só um momento e depois encobri-lo e ver tudo novamente como permanente. Por exemplo, a maior parte do tempo nós nos comportamos como se nossos filhos sempre fossem estar em casa conosco. Nós nunca pensamos que em alguns anos eles nos deixarão para se casar e ter as próprias famílias. Assim nós não valorizamos os momentos que nossos filhos estão conosco.

Desfrute do texto (clique aqui) busque colocar a impermanência na sua prática e divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Aniversário da Sangha Caminhos do Interser



A Sangha Caminhos do Interser completa hoje 3 anos de práticas. Gostaria de dar os parabéns a todos que praticam ou já praticaram na Sangha e que contribuíram para a manutenção da sangha viva. Não é fácil manter a sangha, sabemos disso. Parabéns especial ao Marco Sampaio que é o fundador e coordenador da Sangha, um amigo, uma pessoa especial.

A Sangha Caminhos do Interser fica no bairro do Méier no Rio de Janeiro e pratica todas as 5as feiras, na Rua Dias da Cruz nº 188 loja 109 - galeria Oxford às 17:30hs. Para mais informações clique aqui.

Meditação para redução de estresse



A partir de 20 de setembro, no Centro Cultural Caravanserai em São Paulo haverá curso de "Meditação para a saúde e redução de estresse" com o professor Marcelo Demarzo.

O Programa de Meditação Mindfulness (Atenção Plena), denominado Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) em inglês, tem sido estudado há pelo menos 30 anos. Trata-se de uma forma de intervenção estruturada, voltada a pessoas com níveis prejudiciais de stress e/ou portadores de doenças crônicas como ansiedade, depressão, hipertensão, diabetes, obesidade e dor crônica de origem diversa. O MBSR é um programa que comporta atividades presenciais (junto a um instrutor) e à distância, combinando técnicas consideradas simples de meditação mindfulness.

O programa é desenvolvido ao longo de oito semanas, em que os participantes se reúnem semanalmente, por aproximadamente 2 horas, para vivências e trocas de experiências sobre as técnicas. Aos participantes também são dadas atividades para serem implementadas em ambiente domiciliar, de estudo ou de trabalho.

As inscrições podem ser feitas por telefone (11) 6481.2585 ou por email contato@caravanserai.com.br.

Desculpas



A melhor coisa de se pedir desculpas é que força a todos deixar ir o passado. De fato você está dizendo:"Eu não posso mudar o passado.Tudo que posso dizer é que me perdoe pelo que fiz de errado. Me perdoe por ter te ferido. Não há desculpas para isso e eu tentarei fazer melhor no futuro. Gostaria que você me desse qualquer idéia de como eu posso melhorar."

Esta declaração - uma admissão de culpa, desculpas e um pedido de ajuda - é forte mesmo para os mais frios de nós resistir. E quando você aplica isso com as pessoas com as quais convive pode ter um efeito alquímico no que eles sentem por você e por eles mesmos.

- Marshall Goldsmith

Tempo



Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,
que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os caminhos,
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la,
teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

- Fernando Pessoa