Quinta, 29 de setembro de 2011

Verdadeiro Poder



Esta semana sugerimos que você estude um texto, (clique aqui) onde ele fala sobre o verdadeiro poder. Ele ensina que no Budismo vemos o poder diferentemente do modo que a maioria das visões no mundo. Os budistas estão interessados no tipo de poder que traz felicidade e não sofrimento.

Normalmente as pessoas perseguem o poder financeiro e político. Muitas pessoas acreditam que se atingirem estes tipos de poder, podem fazer muitas coisas e podem ser felizes. Mas se nós olharmos profundamente, veremos que as pessoas que estão correndo atrás de poder sofrem grandemente.

Através da história do executivo Frederick e do bilionário presidente de uma grande corporação o Thay, de forma contundente, nos convida a rever nossa postura e a refletir sobre a nossa vida diária.

Um texto muito impactante! Reflita após a leitura do texto completo (clique aqui) e participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.



Benefícios da meditação



Se praticarmos pacientemente, gradualmente nossos pensamentos distrativos vão ceder e experimentaremos um sentimento de paz interior e descontração.

Nossa mente sentir-se-á lúcida e ampla e sentir-nos-emos renovados. Quando o mar está agitado, os sedimentos são revolvidos e a água se turva, mas basta o vento abrandar para que o limo, aos poucos, assente e a água volte a ficar clara.

Do mesmo modo, quando nos concentramos na respiração e o incessante fluxo de pensamentos distrativos é abrandado, nossa mente torna-se muito lúcida e clara. Devemos permanecer nesse estado de “calmaria mental” durante algum tempo.

Embora a meditação na respiração seja apenas um etapa preliminar da meditação, ela pode ser muito poderosa. A partir dessa experiência, podemos ver que um simples controle mental basta para sentirmos paz interior e satisfação, independentemente das condições exteriores.

-Do site "http://kadampa.org"

Somos a continuação dos nossos ancestrais



Sou uma gota d'água,
sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem,
Mas você não entende seus pais.
Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer.

-Legião Urbana (da música Pais e Filhos)

Sem Choro



Sem mais choro, sem mais reclamação.
Este é o último poema de preocupação.
Quando você para de reclamar, sua alma se refrescará.
Quando você parar de chorar, seus olhos ficarão claros novamente.

- Nguyen Binh (sábio vietnamita do séc. XVI)

Obstáculos à verdade



Se em algum ponto de sua vida você adotar uma idéia ou uma percepção como a verdade absoluta, você fecha a porta de sua mente. Iste é o final da busca pela verdade. E não apenas você não procura mais a verdade, mas mesmo se a verdade vier em pessoa e bater na sua porta, você se recusará a abri-la. Apego a visões, apego a idéias, apego à percepções são o maior obstáculo à verdade.

- O Buda