Quinta, 24 de novembro de 2011

Alimentar a percepção a cada momento



No texto sugerido (clique aqui) desta semana, Thich Nhat Hanh fala sobre a prática da meditação. Ele nos ensina que em vários momentos é muito bom fechar as janelas para o mundo exterior para podermos arrumar nossa casa interior. As vezes, no meio de uma multidão, nós nos sentimos cansados, desanimados e solitários. Podemos ter vontade de nos retirar dali para que sozinhos possamos nos reaquecer. Nossos sentidos são nossas janelas para o mundo, e às vezes o vento passa por elas e perturba tudo que há em nosso íntimo.

Ele ensina que não importa onde você esteja, você pode respirar conscientemente. Todos precisamos voltar a nos mesmos de vez em quando, a fim de sermos capazes de enfrentar as dificuldades da vida. Isso pode ser feito em qualquer posição em pé, sentado, deitado ou caminhando.

Leia e depois compartilhe seus insights (clique aqui) participando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro de 21 dias com Thich Nhat Hanh



Em junho de 2012, Thich Nhat Hanh oferecerá o tradicional retiro de 21 dias, que acontece a cada 2 anos em Plum Village na França. O tema deste retiro será "The Science of the Buddha", onde cientistas e praticantes estarão juntos compartilhando seus insights.

As práticas da plena atenção e da concentração podem ajudar os cientistas a serem melhores e desta forma, o budismo pode agir como uma fonte de inspiração, sugerindo direções para futuras investigações e descobertas. Da mesma forma, o retiro explorará como os insights da ciência pode ser úteis, não apenas para desenvolver tecnologia e melhorar o nosso conforto, mas para reduzir o sofrimento dos indivíduos, famílias e sociedade. O retiro trará muita alegria e confiança em ambas as tradições ao descobrirmos que boa ciência e bom budismo podem ser mais e fazer mais para o bem estar do mundo.

As inscrições já estão abertas on-line. As vagas são limitadas e há desconto de 50% para brasileiros. Para maiores informações acesse o site (clique aqui).

Meditação



A única forma de desenvolvimento é um esforço constante através da meditação. É claro que, no início, isso não é fácil. Encontram-se dificuldades inesperadas, às vezes há perda de entusiasmo. Ou talvez o entusiasmo inicial seja excessivo e diminua progressivamente com o passar das semanas ou meses. É preciso elaborar uma abordagem persistente, constante, baseada em um compromisso de longo prazo.

- Dalai Lama



Você que não tem confiança em si mesmo, vai em busca de coisas fora de você mesmo. Você precisa ter a confiança que tem a capacidade de se tornar um Buda, a capacidade da transformação e cura.

Fé é ter um caminho que te leva à liberdade, liberação e transformação das aflições. Se você viu o caminho, se você tem um caminho para ir em frente, você tem poder. Aqueles que não têm um caminho vagueiam. Eles sofrem. Eles não sabem aonde ir. Você tem procurado por um caminho, e agora achou, você viu o caminho.

Se você tiver alguma experiência que este caminho leva para uma boa direção, você terá fé nesse caminho. Você está muito feliz que tem um caminho e portanto começa a ter poder. Este poder não te destruirá nem às pessoas a seu redor. Na verdade ele te dá força e energia que as outras pessoas podem sentir.

- Thich Nhat Hanh (do livro "A arte do poder")