Quinta, 10 de novembro de 2011

Descobrindo a verdadeira natureza da raiva



No momento em que você sente raiva, você tem a tendência de acreditar que seu sentimento foi criado por outra pessoa. Mas, ao fazer um exame profundo, você talvez perceba que a semente da raiva que existe em você é a principal causa do seu sofrimento. Muitas outras pessoas, quando confrontadas com a mesma situação, não ficariam com a raiva com que você fica. Elas ouvem as mesmas palavras, presenciam a mesma situação, mas são capazes de permanecer mais calmas, sem se deixarem afetar tanto pelas circunstâncias. Por que você se enraivece com tanta facilidade?

No texto sugerido Thich Nhat Hanh (clique aqui) nos ensina que todos temos uma semente da raiva nas profundezas da nossa consciência. No entanto, em alguns de nós, esta semente é maior do que nossas outras sementes como a do amor e a da compaixão. A semente da raiva pode ser maior por não ter sido cuidada através da nossa prática no passado. Por isso quando começamos a cultivar a energia da plena consciência, a primeira coisa que percebemos com clareza é que a principal causa do nosso sofrimento, da nossa aflição, não é a outra pessoa, e sim a semente da raiva que existe em nós.

Estude conosco e depois compartilhe seus insights após a leitura do texto completo (clique aqui) participando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro de 21 dias com Thich Nhat Hanh



Em junho de 2012, Thich Nhat Hanh oferecerá o tradicional retiro de 21 dias, que acontece a cada 2 anos em Plum Village na França. O tema deste retiro será "The Science of the Buddha", onde cientistas e praticantes estarão juntos compartilhando seus insights.

As práticas da plena atenção e da concentração podem ajudar os cientistas a serem melhores e desta forma, o budismo pode agir como uma fonte de inspiração, sugerindo direções para futuras investigações e descobertas. Da mesma forma, o retiro explorará como os insights da ciência pode ser úteis, não apenas para desenvolver tecnologia e melhorar o nosso conforto, mas para reduzir o sofrimento dos indivíduos, famílias e sociedade. O retiro trará muita alegria e confiança em ambas as tradições ao descobrirmos que boa ciência e bom budismo podem ser mais e fazer mais para o bem estar do mundo.

As inscrições já estão abertas on-line. As vagas são limitadas e há desconto de 50% para brasileiros. Para maiores informações acesse o site (clique aqui).

Concentração



Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.

- Gandhi



Às vezes não queremos nos mover, falar ou agir de uma determinada maneira. Mas algo dentro de nós nos empurra para falar e agir daquele modo. Depois, nos sentimos envergonhados. Este nó interno está nos comandando. Ele nos empurra a fazer e dizer coisas contra nossa vontade. E quando já fizemos, é tarde e nos lamentamos profundamente. Dizemos a nós mesmos, "Como eu pude falar ou agir assim? Mas já está feito. A raiz da ganância é nossa energia de hábito. Quando olharmos profundamente para ela, começaremos a desatar o nó.

- Thich Nhat Hanh