Quarta, 4 de janeiro de 2012

Entrevista com Thich Nhat Hanh



Nesse primeiro texto do ano, trazemos até você uma entrevista (clique aqui) de Thich Nhat Hanh para a Revista Shambala Sun de janeiro de 2012.

Em muitos momentos da entrevista, nos surpreendemos com as respostas de Thay para tópicos como vida após a morte, o prazer de sentar, de ser, de fazer nada. Respostas realmente inesperadas. Sempre cheio de vida, sempre sábio, vejam o que ele disse clicando aqui.

Depois de ler (clique aqui) divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Meditação frequente desconecta as áreas do cérebro relacionadas com o “sonhar acordado”



Pesquisa mostra que praticantes frequentes da meditação têm mais facilidade para excluir o “eu” das suas divagações

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, comprovaram, com a ajuda de imagens, que a meditação frequente desconecta as áreas do cérebro relacionadas com o “sonhar acordado” e divagações, assim como as que têm ligação com transtornos psiquiátricos como o autismo e a esquizofrenia.

Em geral, os pensamentos de divagação tendem a se focar em temas negativos, criando mais estresse e ansiedade.

Enquanto voluntários realizavam três técnicas de reflexão diferentes, o professor de psiquiatria Judson Brewer e sua equipe descobriram que os mais experientes mostravam uma diminuição na atividade das áreas cerebrais relacionadas a transtornos como déficit de atenção, ansiedade, hiperatividade e inclusive o acúmulo de placas de beta-amilóide na doença de Alzheimer.

A diminuição de atividade nesta rede, que abrange o córtex posterior e o córtex pré-frontal, foi observado nos experimentos, independente de quem estava praticando a meditação. A análise mostrou também que em geral, quando há meditação, as regiões do cérebro associadas com o controle cognitivo se ativam. Isso pode indicar que os praticantes frequentes da meditação estão em constante vigilância, e suprimem a aparição do “eu” nos pensamentos e divagações.

- Do site http://pensandozen.blogspot.com/

Deus é uma pessoa?



Pergunta: Deus é uma pessoa?

Thich Nhat Hanh: A resposta é sim, Deus pode ser uma pessoa, Deus pode ser uma nuvem, Deus pode ser uma flor. Ao perceber isto, podemos fazer as pazes com tudo na dimensão histórica.

Bem Estar



Por favor se pergunte, "O que nutre a alegria em mim? O que nutre a alegria nos outros? Eu nutro a alegria em mim e nos outros suficientemente?" Estas são questões sobre a Terceira Nobre Verdade. A cessação do sofrimento - bem estar - está disponível se você sabe como desfrutar das preciosas jóias que já tem. Você tem olhos que podem ver, pulmões que podem respirar, pernas que podem caminhar e lábios que podem sorrir. Quando estiver sofrendo, olhe em profundidade para a sua situação e ache as condições para a felicidade que já estão presentes, disponíveis.

- Thich Nhat Hanh