Quinta, 9 de fevereiro de 2012

Pais e Filhos



Muitas pessoas tiveram dificuldades dolorosas nas relações com seus pais. Muitos de nós carregam sofrimentos, raivas, traumas e questões não resolvidas que ainda doem.

No texto sugerido desta semana (clique aqui), Thich Nhat Hanh nos convida a olhar em profundidade para nossos pais e os pais de nossos pais. Eles talvez tenham sofrido muito quando pequenos e por não ter a sorte de praticar tenham transmitido esse sofrimento. Thay nos convida a nos ver como crianças de 5 anos, frágeis e feridas e reconhecer e abraçar essa dor. Depois nos convida a ver nossos pais da mesma forma.

É uma prática poderosa de reconciliação, não deixe de ler (clique aqui) Depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Transformação Cultural em Organizações centradas em pessoas



Autores dos mais importantes estudos já feitos sobre a biologia-cultural do viver e conviver, Humberto Maturana e Ximena Dávila desenvolverão em São Paulo um workshop internacional especialmente desenhado para abordar os desafios atuais do trabalho humano no âmbito das organizações.

Esta será uma grande oportunidade para você ampliar seu entendimento sobre “como as pessoas fazem o que fazem” em seu ambiente de trabalho e sobre as consequências deste fazer para a gestão organizacional. É uma inciativa da Palas Athena e do Instituto Caravanserai.

Será nos dias 22 e 23 de março. Para maiores informações e inscrição clique aqui.

Meditação contra insônia



Um estudo, conduzido por Cynthia Gross, PhD e seus colegas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Minnesota, encontrou indícios de que a meditação pode ser tão poderosa quanto o medicamento Lunesta de prescrição para insônia.

Este estudo randomizado e controlado foi conduzido na Universidade de Minnesota, no centro de saúde onde 30 adultos com diagnóstico de insônia, foram divididos em dois grupos. 20 participantes foram iniciados no curso de formação em Meditação de Plena Atenção durante 8 semanas (meditação baseada na redução do stress), e 10 participantes foram colocados em um regime diário de 3mg de eszopiclone (Lunesta).(...)

Os resultados mostram que a atenção plena e a medicação antes de dormir tiveram resultados comparáveis em várias medidas - tempo total de sono, quanto tempo levou para que os participantes adormecessem, e eficiência do sono (porcentagem de tempo gasto adormecido em relação ao tempo total na cama).

De fato, após 8 semanas de treinamento, o grupo da Meditação de Plena Atenção adormeceu mais rapidamente do que o grupo de medicação, e isso ainda era comprovado no terceiro mês. Além do mais, alguma das melhorias na qualidade do sono continuou a aumentar com o tempo.

- Retirado do site http://pensandozen.blogspot.com/

São crianças



Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser,
Quando você crescer?

- Legião Urbana (Música "Pais e Filhos")

Ancestrais



Pergunta: Não entendi como minha prática no presente - me tornar mais pacífico, calmo e viver com mais bondade e compaixão - pode ajudar meus ancestrais, mau avô, minha avó e tio. Como isso pode tornar a vida deles mais bonita quando eles morreram em campos de concentração? Eu não entendo como nossa prática se aplica aos horrores como o genocídio.

Thich Nhat Hanh: Há aflição e sofrimento dentro de nós. Nosso sofrimento representa o sofrimento individual e o sofrimento de nossos ancestrais, pais e da sociedade. Cada vez que praticamos a respiração consciente e tomamos cuidado de nossos corpos e sentimentos, aliviamos parte de nosso sofrimento. Temos o benefício da transformação e cura e nossos ancestrais e a sociedade também obtêm esse benefício. Qualquer sorriso que produzimos afetará a sociedade. Podemos tocar a sociedade dentro de nós. Cada passo que damos em plena consciência que nos traz um pouco mais de solidez, liberdade e alegria também beneficia a sociedade e nossos ancestrais.

Não pense que o que você faz para você mesmo não afeta o resto da sociedade e o mundo. Paz e liberdade sempre começam com nossa própria prática. Sabemos que o indivíduo contém o todo. A emancipação do indivíduo é também a emancipação da sociedade, do elemento coletivo em nós.

A vitória de Sidarta aos pés da árvore de Bodhi não foi a de um indivíduo sozinho. Foi para a paz, alegria e emancipação de muitos, muitos seres vivos. Se a transformação acontece em nós, ao mesmo tempo, acontece no mundo. Mesmo se você não vê, a transformação acontece. Se a paz está em você, a paz se torna possível em cada lugar do cosmos. Quando você tem paz interior, você olha para o mundo e ele é diferente. Acho que muitos de nós já tiveram essa experiência.