Quarta, 15 de fevereiro de 2012

A vida não é só sofrimento



O sofrimento, as ansiedades, o medo, a raiva fazem parte da vida. Não há nada errado em sentir ou passar por essas experiências. O budismo, no entanto, nos convida a não nos deixar ser dominados por essas experiências e nos ensina práticas de como podemos transformar esses sofrimentos em felicidade

No texto sugerido desta semana (clique aqui), Thich Nhat Hanh nos mostra que não devemos deixar que o sofrimento nos subjugue. Ele afirma que temos que entrar em contato com as maravilhas da vida que estão em nós e ao nosso redor disponíveis a todo momento. Ele ensina que mesmo a vida sendo dura; mesmo sendo difícil, às vezes, é preciso sorrir... devemos tentar.

Não deixe de ler (clique aqui). Depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Neve em Plum Village



O rigoroso inverno que castiga a Europa não poupou Plum Village, o centro de prática onde Thich Nhat Hanh mora no sul da França. Na última semana muita neve caiu e a paisagem se transformou dando um toque especial nesse final de retiro de inverno. Para conferir as fotos em tamanho grande, clique sobre as miniaturas abaixo.



Buscar a experiência direta



Não basta abrir a janela
Para ver os campos e o rio.
Não é bastante não ser cego
Para ver as árvores e as flores.
É preciso também não ter filosofia nenhuma.
Com filosofia não há árvores: há idéias apenas.
Há só cada um de nós, como uma cave.
Há só uma janela fechada, e todo o mundo lá fora;
E um sonho do que se poderia ver se a janela se abrisse,
Que nunca é o que se vê quando se abre a janela.

- Fernando Pessoa

Inflexibilidade



O ponto mais importante não é o conteúdo das experiências, mas o fato de que, presos em alguma delas, a tomamos como fixa, e também tomamos como fixa a visão de mundo que a acompanha.

- Lama Padma Samtem (do livro "Mandala do Lótus")