Quinta, 12 de abril de 2012

O diamante que corta ilusões



O sutra do Diamante é um dos mais importantes sutras (discurso do Buda) especialmente para a tradição Zen. O Sutra do Diamante registra uma conversa entre Buda e seu discípulo Subhuti. É um dos primeiros sutras Prajnaparamita. A questão colocada por Subhuti é: "Honrado Senhor, se filhos e filhas de boas famílias querem dar início ao mais elevado, mais completo despertar da mente, em que deveriam eles confiar e o que deveriam fazer para dominar seus pensamentos?"

No texto sugerido (clique aqui) Thay ensina que segundo o sutra, o Buda nos alerta para jogarmos fora quatro noções: a noção de eu, a noção de pessoa, a noção de ser vivente e a noção de tempo de vida.


Um texto clássico de budismo. Leia (clique aqui) e aprenda. Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Meditação e a saúde



Em fevereiro de 2006, a agência dos Estados Unidos da América responsável por pesquisas médicas, a National Institutes of Health (NIH) reconheceu formalmente que a meditação é uma prática terapêutica e que pode ser associada com a medicina convencional. Em maio desse mesmo ano, o Ministério da Saúde baixou uma portaria que incentiva postos de saúde e hospitais públicos a oferecer meditação em todo o país.

Buscanado pela palavra "meditation" no acervo online da Biblioteca Nacional de Medicina do governo americano, é possível encontrar 1,4 mil estudos sobre a meditação. Entre outros benefícios, eles mostram que meditar previne e combate a depressão, a hipertensão arterial, a dor crônica, a insônia, a ansiedade e os sintomas da síndrome pré-menstrual, além de ajudar a reduzir a dependência de drogas.

Pobreza



Há pessoas pobres, mas tão pobres, que a única coisa que possuem é ... DINHEIRO.

-Armando Fuentes Aguirre (Catón)

Compaixão



Uma única palavra, ação ou pensamento compassivos de nossa parte têm o poder de aliviar o sofrimento de outra pessoa, trazendo alegria. Uma única palavra é capaz de proporcionar conforto e confiança, eliminar dúvidas, ajudar alguém a não cometer um erro, reconciliar um conflito, ou abrir a porta da libertação. Uma ação pode salvar a vida de alguém ou ajudar essa pessoa a aproveitar uma oportunidade rara. Um pensamento também tem o mesmo poder, porque os pensamentos sempre conduzem a palavras e ações. Quando existe compaixão no coração, qualquer pensamento, palavra ou ação são capazes de produzir milagres.

-Thich Nhat Hanh