Quinta, 22 de março de 2012

O Caminho do Bem Estar (parte 1)



Você sabe qual o caminho para o bem-estar? A formulação comum das Quatro Nobres Verdades fala do caminho do sofrimento, mas a irmã Annabel, monja sênior do Thay e abadessa do monastério de Green Mountain, nos ensina de uma maneira diferente. Em uma formulação positiva, ela nos mostra qual o caminho para o bem-estar.(clique aqui)

Ela nos ensina que as Quatro Nobres Verdades são uma prática, e não precisamos ser eruditos para entendê-las. Precisamos apenas ser praticantes. Não precisamos nem mesmo ser budistas. No texto ela nos ensina uma prática bem concreta de trazermos as Nobres Verdades para nossa vida.

Um texto básico de budismo. Leia (clique aqui) e aprenda. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro com o Lama Padma Samten no Rio de Janeiro



A natureza de todos os seres, sem exceção, é o próprio estado de Buda. Não reconhecendo isto e se envolvendo com projeções dualistas, os seres revolvem na Roda da Vida, passando por dificuldades e sofrimentos devidos à ignorância, ao apego e à raiva. Neste retiro o Lama Samten nos oferecerá ensinamentos sobre como reconhecer esta liberdade natural a partir da abordagem da meditação silenciosa, da observação dos objetos comuns e da experiência comum em meio ao mundo.

Início: sexta-feira, dia 30 de março às 20:00 horas

Término: domingo, dia 01 de abril às 12:00 horas

Local
Sítio das Pedras - Vargem Grande - Rio de Janeiro, Estrada dos Bandeirantes, 10.636.

Para mais informações clique aqui

Alimentação Consciente



Muitas vezes quando estamos comendo, estamos pensando em outras coisas e não sabemos realmente o que estamos comendo. Quando sabemos o que comemos, pode ser muito agradável. Quando você sentar e comer, olhe para sua comida e saiba o que está pegando e colocando em sua boca. Se for uma cenoura, veja que é uma cenoura que você está mastigando e não outra coisa. Se for um macarrão, veja que é um macarrão e não outra coisa - não é a sua raiva, não são seus pensamentos sobre o que você vai fazer amanhã.

Leva apenas meio segundo para olhar para a cenoura ou o macarrão e reconhecer o que você está prestes a comer. "Isto é uma cenoura." "Isto é um macarrão." É muito importante fazer isso. Quando você olha para a comida que está comendo e ela ainda não se revelar a você, chame pelo seu nome: "Cenoura" ou "Macarrão" Depois de chamar pelo seu nome, a comida de repente se revelará para você.

Se continuar a fazer isso, com o tempo começará a ver a comida que você come muito profundamente. Então um dia verá o brilho do sol, a nuvem de chuva, e todas as coisas e pessoas que se juntaram para fazer com que o macarrão e a cenoura pudessem estar na sua frente.

Quando você coloca comida na sua boca e a mastiga com esse tipo de consciência, está mastigando algo maravilhoso. Quando você está verdadeiramente presente com sua comida, quando você come com todo seu coração e corpo, se conecta com todo o cosmos. Você tem o brilho do sol, as nuvens, a Terra, tempo e espaço na sua boca. Você está em contato com a realidade, com a vida.

-Thich Nhat Hahn

Meditação Budista



Esteja presente com 100% de si mesmo. Em cada momento de sua vida diária. Esta é a essência da verdadeira meditação budista.

- Thich Nhat Hanh