Sábado, 2 de junho de 2012

Primeiro Treinamento



Nesse mês de junho te convidamos a refletir e buscar novas formas de praticar o Primeiro Treinamento de Plena Consciência. Os Cinco Treinamentos de Plena Atenção são a maneira mais concreta de praticar a plena atenção. Eles são frutos da nossa prática de plena atenção, não algo imposto a nós por alguém. Os Cinco Treinamentos de Plena Atenção nos ajudam a mudar, a nos transformar.

O Primeiro Treinamento (clique aqui) é o seguinte: Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, eu me comprometo a cultivar o insight do Interser e da compaixão, e a aprender maneiras de proteger a vida das pessoas, animais, plantas e minerais. Estou determinado a não matar, a não deixar que outros matem e a não apoiar nenhum ato de matança no mundo, seja na minha maneira de pensar ou no meu modo de vida. Ao ver que as ações que causam sofrimento surgem a partir da raiva, do medo, da avidez e da intolerância – que, por sua vez, baseiam-se no pensamento dualista e discriminativo - cultivarei a abertura, a não discriminação e o não apego a pontos de vista para transformar a violência, o fanatismo e o dogmatismo em mim mesmo e no mundo.

Segundo Thay o primeiro treinamento existe para nutrir nossa compaixão. Sem compaixão não podemos nos relacionar com outros seres vivos. A compaixão também nos beneficia e nos faz uma pessoa feliz. Cultivar a compaixão é crucial. Ela traz bem-estar para nós e para o mundo. Precisamos nos treinar para que nossa compaixão cresça dia a dia.

Que hábito você poderia mudar para praticar melhor o Primeiro Treinamento? Se tiver algum insight lendo o texto(clique aqui) divida-o conosco, escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.



Monja Coen no Rio



De 26 a 29 de julho haverá retiro com a Monja Coen no Rio na Comunidade Zen-Budista Soto-Shu. Para maiores informações envie e-mail para sesshin2012@gmail.com

Monja Coen Sensei é missionária oficial da tradição Soto Shu - Zen Budismo com sede no Japão e é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede no Pacaembu. Participa de encontros educacionais, inter religiosos e promove a Caminhada Zen, em parques públicos, com o objetivo de divulgação do princípio da não violência e a criação de culturas de paz, justiça, cura da Terra e de todos os seres vivos.Inspira-se na frase de Mahatma Gandhi: Temos que ser a transformação que queremos no mundo.

Auto Perdão



Quando escolhemos seguir em frente apesar de nossos erros passados para conectar e lidar abertamente com o que quer que esteja em nossa realidade agora, com esperança e gentileza, este é um momento de auto-perdão.

Fazendo o que podemos para criar conexão ao invés de criar distância, honrar a nós mesmos e aos outros ao invés de criticar e culpar, isto é auto-perdão. Estas ações saudáveis são também modos de perdoar a vida pelo fato que nosso passado não foi o que queríamos ou que precisávamos.

Cada dia, podemos escolher em nos apresentar para a vida apenas como ela é, determinados a levar o nosso melhor para ela.

-Sister Jewel (Chau Nghiem) - Monja da tradição de Plum Village

Mistério das Coisas



O mistério das coisas, onde está ele?
Onde está ele que não aparece
Pelo menos a mostrar-nos que é mistério?
Que sabe o rio disso e que sabe a árvore?
E eu, que não sou mais do que eles, que sei disso?
Sempre que olho para as coisas e penso no que os homens pensam delas,
Rio como um regato que soa fresco numa pedra.
Porque o único sentido oculto das coisas
É elas não terem sentido oculto nenhum,
É mais estranho do que todas as estranhezas
E do que os sonhos de todos os poetas
E os pensamentos de todos os filósofos,
Que as coisas sejam realmente o que parecem ser
E não haja nada que compreender.

Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: —
As coisas não têm significação: têm existência.
As coisas são o único sentido oculto das coisas.

-Fernando Pessoa