Quarta, 16 de maio de 2012

Sem Objetivo



Sugerimos a leitura do texto em anexo (clique aqui) onde Thay comenta que no Ocidente, somos muito direcionados para os objetivos. Sabemos onde queremos ir e direcionamos nossas forças para chegar lá. Ele diz que isso pode ser útil, mas muitas vezes nos esquecemos de apreciar também o caminho.

Ele nos lembra que você não deve colocar um alvo à sua frente e sair correndo atrás dele, porque tudo já está aqui em você mesmo.

Leia (clique aqui) e pratique! Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Meditação reduz a ansiedade



Na Universidade de Brasília (UnB), uma pesquisa está avaliando os efeitos da meditação no cérebro de pacientes do hospital universitário, que tiveram câncer de mama.

“Ela (a meditação) deprime as emoções negativas, reduz os hormônios do estresse, aumenta os hormônios como a melatonina, que é um hormônio que ativa o sistema imunitário, deprime as células tumorais. Então, o sistema de defesa, os três sistemas das pessoas começam a funcionar de maneira normal, de maneira equilibrada, de maneira harmônica, de maneira plena. E vem a cura”, aponta o professor titular de Imunologia Carlos Eduardo Tosta, da UnB.

Tudo indica que a prática da meditação reduz a ansiedade e o estresse. “Cortisol é o hormônio do estresse. Com a diminuição do cortisol, há também a diminuição desse estresse, no caso, não só psíquico, com a luta contra a doença, mas também do estresse físico. O organismo é muito atingido por esses tumores que começam a se reproduzir”, declara o psiquiatra Juarez Castellar, da UnB.

-Fonte site globo.com

Temos escolha



Sendo uma monja jovem, a coisa mais inspiradora para mim é saber que minha liberdade real está em minhas mãos porque tenho uma escolha. Não temos que esperar por ninguém ou nada de forma a fazer uma escolha de viver em paz e viver uma vida de entendimento e amor. Se eu quero que uma guerra termine, se eu quero que não violência aconteça na minha vida, eu sou aquela que tem que parar de lutar e por um fim na batalha dentro de mim. Transformar minha própria mente é o que faz a diferença. Liberdade depende dos meus pensamentos e ações.

-Sister Thai Nghiem

Calma



Quando nossas mentes e corpos estão calmos, podemos ver a situação mais claramente e sabemos melhor o que fazer e o que não fazer. Este é um bom hábito a desenvolver.

No início, "parar" pode parecer como um tipo de resistência à vida moderna, mas não é isso. Não é uma reação, é um modo de vida. A sobrevivência da humanidade depende de nossa habilidade de parar de correr.

Parar é o primeiro aspecto da meditação. O segundo aspecto é olhar em profundidade. Uma vez que tenhamos trazido paz, calma e alegria para nossos corpos e mentes, podemos olhar para nossas dificuldades e ver suas raízes, trazendo entendimento e tornando a transformação possível.

-Thich Nhat Hanh