Quarta, 23 de maio de 2012

Perguntas sobre aborto e a força do exemplo



Essa semana trazemos até você um texto (clique aqui) extraído de uma seção de perguntas e respostas de um retiro em Plum Village.

A primeira pergunta foi "Eu estava grávida no último verão, as condições não eram favoráveis para seguir com a gravidez e a única decisão possível era muito dolorosa. Eu consultei amigos, família e médicos. Aborto era uma escolha compassiva. Eu estou te convidando a nos dar uma dimensão amorosa e espiritual sobre o aborto."

A segunda pergunta foi "Eu gostaria de saber se você pode me dar algum conselho de como eu poderia ajudar meus filhos a não fumarem cigarros, maconha e a não beberem álcool. Eles são ambos bons garotos, adolescentes e estão fazendo o que seus colegas estão fazendo. Eu tentei dizer que não gostaria que eles fizessem isso, mas eles dizem “Pai você costumava fazer isso”. Isto também é verdade. Eu me sinto sem forças para ajudá-los. Você poderia me ajudar?"

Leia (clique aqui) e conheça as resposta de Thich Nhat Hanh. Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Curso de Psicologia Budista em São Paulo



Em julho na Casa Prana em Moema (São Paulo) se iniciará um curso de psicologia budista com Vítor Caruso e Enio Burgos. O curso aboradará a história, filosofia, meditações e aplicações para sua saúde.
Vítor é coordenador da sangha de Curitiba e foi ordenado membro da Ordem Interser por Thich Nhat Hanh e Enio Burgos é médico, físico, escritor e diretor da editora Bodigaya.

Mais informações e inscrições em http://www.cienciameditativa.com ou pelo telefone (11) 5055-2800.


Reverências



Sempre me perguntam por que é que os budistas realizam aquelas reverências nas cerimônias. É que quando fazemos as reverências, quem as está fazendo e quem as está recebendo se tornam uma coisa só. Muitos, quando fazem reverências estão pedindo ou esperando algo. Pensam que esperar por algo é que é a fé; mas esta, no entanto não é a verdadeira fé. Como disse Meister Eckhart, "a pessoa está amando a Deus como se estivesse amando uma vaca; esperando leite e carne dela".

-Ryotan Tokuda Igarashi

Verdade Absoluta



Nunca deveríamos considerar qualquer ensinamento ou ideologia como a verdade absoluta, são apenas meios de ganhar insight. Não deveríamos matar ou ser mortos por causa de uma idéia. Se nos tornamos dogmáticos, poderemos nos tornar ditadores, querendo que todos aceitem o que dizemos, acreditamos que temos a verdade e quem não concorda conosco é nosso inimigo.

Isto cria mais guerra, conflito e discriminação. A maioria das guerras nasceu do fanatismo a religiões ou ideologias. O ensinamento do Buda - desapego a visões - é uma prática profunda de paz. Nós estamos prontos para soltar nossa visão de forma a ganhar insight. Este também é o espírito da ciência. Se um cientista fica preso a uma descoberta e pensa que é a verdade absoluta, não tem esperança de achar algo mais profundo, algo superior. Temos que queimar todas as noções para que o insight fique presente. Um verdadeiro praticante nunca é dogmático, nunca se apega a idéias e noções, mas faz uso delas para produzir insights, a visão correta.

-Thich Nhat Hanh