Quarta, 20 de junho de 2012

Quarto Treinamento



Sugerimos que essa semana seja dedicada ao aprimoramento da prática do quarto treinamento de plena consciência. Na leitura do texto (clique aqui) sugerido desta semana você encontra os comentários de Thich Nhat Hanh sobre esse treinamento.

Ele ensina que nunca na história da humanidade tivemos tantos meios de comunicação mas ainda permanecemos como ilhas. Há tão pouca comunicação entre os membros de uma família, entre os indivíduos na sociedade e entre as nações. Sofremos de tantas guerras e conflitos. Certamente não cultivamos a arte da escuta e da fala. Não sabemos como escutar um ao outro. Temos pouca capacidade de manter uma conversa inteligente ou significativa.

O 4o.treinamento busca abrir essa porta universal da comunicação. Quando não podemos nos comunicar, ficamos doentes e, à medida que nossa doença aumenta, sofremos, e nosso sofrimento contagia outras pessoas.

Procure formas de aprimorar o 4o. treinamento (clique aqui) e escreva seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui. Se quiser conhecer todos os treinamentos clique aqui.



Retiro com Monjas da tradição de Thich Nhat Hanh



Em outubro deste ano receberemos a visita de duas monjas do monastério Deer Park na Califórnia, centro de prática na tradição do mestre zen budista Thich Nhat Hanh.

As irmãs Kinh Nghiem e Mat Nghiem conduzirão um retiro acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Gaura Mandir em Teresópolis (http://www.gaura.com.br/).


VALORES E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

Como contribuição pela participação no retiro estipulamos o valor de R$ 450,00 por pessoa. Este valor cobre não apenas a hospedagem e refeições no retiro como ajuda a cobrir os custos das passagens de avião das monjas da Califórnia até o Brasil.

Os valores acima incluem todas as refeições e almoço de domingo. O total poderá ser parcelado em até 4 parcelas.

Para se inscrever, faça o download da ficha de inscrição (clique aqui), preencha e envie para o email: retiro2012@viverconsciente.com.

Sua inscrição será efetuada após confirmação da disponibilidade de vagas e pagamento da primeira parcela (para mais informações, abra a ficha de inscrição). As vagas são limitadas e metade delas já foi ocupada.

Um Pálido Ponto Azul





Olhe novamente para este ponto. Este é o lar. Isto somos nós. Nele todos que você ama, todos que você conhece, todos que você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram sua vida. O conjunto de nossa alegria e sofrimento, milhares de religiões confiantes, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e saqueador, cada herói e covarde, cada criador e destridor da civilização, cada rei e camponês, todo casal jovem apaixonado, cada pai e mãe e criança esperançosa, inventor e explorador, cada professor de moral, cada político corrupto, cada superstar, cada líder supremo, cada santo e pecador na história de nossa espécie viveu aqui - num grão de poeira suspenso em um raio de sol.

-Carl Sagan (essa imagem foi tirada pela nave Voyager 1 assim que saiu do sistem solar em 1990. A Terra estava aproximadamente a 4 milhões de milhas distante da nave)

Em tempos de Rio +20



Precisamos de um tipo de despertar coletivo. Entre nós, existem homens e mulheres que estão atentos, mas isso não é o suficiente; a maioria das pessoas está dormindo. Construímos um sistema que não podemos controlar. Ele se impôs a nós e nos tornamos seus escravos e vítimas. Para a maioria de nós que deseja ter uma casa, um carro, uma geladeira, uma televisão etc, precisamos sacrificar, em troca, nosso tempo e nossas vidas. Vivemos sob constante pressão do tempo.

Antigamente, poderiamos dedicar três horas para tomar uma xícara de chá, desfrutando da companhia dos amigos em uma atmosfera serena e espiritual. Podíamos organizar festas para celebrar o desabrochar de uma orquídea em nosso jardim. Mas hoje não podemos mais fazer tais coisas. Dizemos que tempo é dinheiro.

Criamos uma sociedade na qual os ricos se tornam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e na qual ficamos tão emaranhados em nossos próprios problemas imediatos que não temos mais condições de estar atentos ao que está acontecendo com o resto da família humana em nosso planeta Terra. Na minha mente eu vejo um grupo de galinhas numa gaiola disputando um punhado de grãos, sem se darem conta de que em poucas horas irão todas ser mortas.

- Thich Nhat Hanh